4 exercícios com elástico para fazer sem sair de casa

Uma boa sugestão de exercício com elástico é o agachamento com mini band - indicado para fortalecer os glúteos e os músculos das pernas
Uma boa sugestão de exercício com elástico é o agachamento com mini band - indicado para fortalecer os glúteos e os músculos das pernas
Leticia Conte

Consultor:

Leticia Conte

Leticia Conte (CREF/SP 154728) é graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista em Bauru (Unesp Bauru) e pós-graduada em Biomecânica e Fisiologia do Exercício na Faculdade Inspirar Bauru.

Você sabia que é possível se exercitar em casa (de forma simples e segura) usando apenas um elástico? Muitas vezes, as pessoas até têm disposição para fazer exercício, mas acabam desistindo por conta de rotina ou falta de tempo de ir à academia. Para ajudar nesse quesito, nós conversamos com a personal trainer Leticia Conte, que sugeriu 4 exercícios com elástico para fazer em casa e, assim, manter os músculos e todo o corpo sempre fortalecidos. Confira!

1. Remada fechada

Para fortalecer os músculos dos braços e das costas, uma boa dica é fazer o exercício de remada fechada. Para isso, lembre-se de se alongar antes e, então, é só seguir as instruções da personal: "sente-se com a perna estendida e posicione o elástico no pé. Segure o elástico com o braço estendido e puxe contraindo bem as costas", explica Leticia. Ao fazer esse movimento de forma repetida, você faz uma pequena série de musculação, ajudando a fortalecer a musculatura a longo prazo.

2. Agachamento com mini band

Que tal fazer um exercício para fortalecer os músculos das pernas e o glúteo? O agachamento, para quem não conhece, é um exercício bem simples que ajuda a trabalhar a parte posterior do corpo e garante mais resistência a longo prazo. A personal trainer dá dicas para fazer o movimento de forma correta, contando com a ajuda de um elástico: "posicione as pernas na largura dos ombros e coloque o elástico um pouco acima do joelho. Agache e levante com o joelho e os pés posicionados para fora", recomenda a profissional.

3. Abdução de ombro com elástico

Trabalhar a musculatura dos ombros também é importante para criar resistência e garantir força nos braços. Para isso, a profissional de educação física recomenda o exercício de abdução de ombro com elástico: "segure o elástico com as duas mãos e estenda os braços na linha dos ombros. Depois, realize movimentos abrindo e fechando o elástico", explica. Para dar resultado, o ideal é fazer o exercício em algumas séries de repetições, ok?

4. Panturrilha com elástico

Quando se trata de trabalhar a musculatura das pernas, não se esqueça de também dedicar um tempo para exercitar as panturrilhas. Com a ajuda de um elástico, é possível fazer isso de forma bem simples e eficiente. "Sente-se com as pernas estendidas e posicione o elástico no pé. Depois, realize movimentos de flexão e extensão dos pés", recomenda Leticia. Esse exercício consiste basicamente em movimentar os pés para cima (aproximando as pontas dos pés da canela) e para baixo (esticando as pontas dos pés). Com esse simples movimento, é possível fortalecer as panturrilhas e, consequentemente, as pernas de uma forma geral. Interessante, né?

Quais são os benefícios dos exercícios com elástico?

Caso você não tenha muito tempo para se exercitar no dia a dia, as alternativas com elástico são sempre muito bem-vindas. De acordo com a personal trainer, essa é justamente uma das maiores vantagens de apostar nos exercícios com elástico. "Os exercícios de resistência com elástico garantem uma série de benefícios: têm baixo custo, permitem uma variedade de exercícios para diversos grupos musculares, têm maior adaptabilidade a qualquer espaço físico, podem ser utilizados para trabalho individual ou em grupo, facilitam o planejamento e a execução do programa de treinamento, permitem colocar trações diferentes e também dão bastante segurança para quem está fazendo", finaliza Leticia.

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