4 doenças causadas pela falta de vitamina D e onde encontrar o nutriente

Para garantir que o organismo não fique com falta de vitamina D, é muito importante tomar sol com frequência (ao menos três vezes por semana)
Para garantir que o organismo não fique com falta de vitamina D, é muito importante tomar sol com frequência (ao menos três vezes por semana)

A ausência de alguns nutrientes no organismo pode acarretar em diversos problemas de saúde, sabia? Um exemplo bem conhecido, inclusive, é o da anemia, doença causada pela falta de ferro. O que muita gente não sabe, no entanto, é que a ausência de vitamina D também pode ser responsável por diversos problemas - relacionados à resistência dos ossos e até aos sistemas cardiovascular e respiratório. Para explicar melhor esse assunto, nós preparamos uma matéria falando sobre as principais doenças causada pela falta de vitamina D e como preveni-las. Ou seja, como aumentar o consumo desse nutriente no dia a dia. Confira!

1. Osteomalácia é uma doença que causa fraqueza muscular e óssea em adultos

Causada principalmente pela falta de vitamina D no organismo, osteomalácia é uma doença óssea que pode acometer adultos, causando fraqueza (tanto muscular quanto óssea), dores e espasmos musculares. Vale destacar que a vitamina D é responsável por regular a absorção do cálcio (mineral que fortalece a estrutura dos ossos). Por isso, quando essa vitamina está em falta, problemas relacionados à ossatura tornam-se mais frequentes.

2. Raquitismo se manifesta na infância, causando fraqueza e deformação na ossatura

Assim como a osteomalácia, o raquitismo é uma doença que afeta a estrutura óssea e muscular. Ela se manifesta na infância e pode causar uma série de problemas: retardo no crescimento, fraqueza muscular, dores e, em alguns casos, até mesmo deformação no esqueleto. Isso acontece por conta da desmineralização dos ossos - ou seja, a falta de vitamina D prejudica a absorção do cálcio, o que resulta enfraquecimento da ossatura. Por isso, é muito importante que as crianças tenham uma boa alimentação (rica em cálcio e vitamina D) e peguem sol com frequência.

Obs.: Existem também casos raros em que a criança já nasce com raquitismo. No entanto, na maioria das vezes, esse problema é causado pela falta de vitamina D e cálcio.

3. Crises de asma podem ser causadas pela falta de vitamina D

Muita gente não sabe, mas a falta de consumo de vitamina D também pode afetar doenças do trato respiratório, como a asma. Muitas pesquisas científicas apontam, por exemplo, que a ausência dessa vitamina tende a aumentar os riscos de crises asmáticas em crianças e adultos. De acordo com um estudo publicado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), genes ligados à asma podem ser regulados pela vitamina D. Por isso, esse nutriente vem sendo considerado importante para quem sofre de problemas respiratórios.

4. Deficiência de vitamina D pode estar associada à diabetes do tipo 2

As funções que a vitamina D cumpre no organismo são muitas (e muito importantes). Além de auxiliar na absorção do cálcio, ela também contribui para o metabolismo da glicose, por exemplo. Por isso, muitos estudos apontam que a falta dessa vitamina pode estar associada à diabetes do tipo 2 (quando o corpo ainda produz insulina, mas de forma insuficiente). Ao consumir uma boa quantidade de vitamina D, o organismo consegue absorver melhor a glicose e, assim, lidar melhor com a doença.

Bônus: consumo de vitamina D ajuda a prevenir artrite reumatoide e problemas de colesterol alto

Você sabia que o consumo de vitamina D pode ajudar a prevenir uma série de problemas de saúde? A artrite reumatoide, para quem não conhece, é uma doença inflamatória que ataca as articulações, causando dores e fraqueza nas juntas. Apesar de não existir uma causa conhecida para essa doença, sabe-se que a ausência de vitamina D pode sim estar associada, pois aumenta o risco de contrair artrite. Além disso, essa vitamina ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e, por isso, é indicada para prevenir problemas de circulação sanguínea.

Como aumentar o consumo de vitamina D?

Para aumentar o nível de vitamina D no organismo, é fundamental comer peixes (como atum e sardinha), ovos, leite, fígado, óleo de coco, cogumelos e outros alimentos fontes do nutriente. No entanto, vale destacar que a recomendação mais importante é pegar sol diariamente - afinal, são os raios solares que estimulam a absorção da vitamina D no organismo.

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