
Tomar chá é ótimo para tranquilizar a mente, aliviar dores, tratar inflamações e outros problemas de saúde. Mas você sabia que, em alguns casos, esse tipo de bebida pode ser tóxica para o organismo? Existem chás abortivos, por exemplo, que contêm substâncias capazes de contrair os músculos uterinos e ocasionar sangramentos. Para te ajudar, nós listamos alguns que devem ser evitados ao máximo durante o período de gravidez e amamentação. Confira!
Quais são os chás abortivos que merecem atenção?
Existem algumas ervas e especiarias que liberam substâncias possivelmente tóxicas e, por isso, devem ser cortadas da dieta de gestantes. Aqui, nós listamos os principais chás abortivos que devem ser evitados na gravidez:
1. Chá de boldo
Embora o chá de boldo seja bastante benéfico para o intestino, seu consumo - principalmente quando feito de forma excessiva - apresenta um efeito abortivo. Isso porque a planta possui uma substância chamada ascaridol que, apesar de funcionar como vermífugo natural, também pode ocasionar aborto ou má formação do feto. Por isso, é muito importante evitar esse chá no período da gestação.
2. Chá de canela
O chá de canela se destaca por ser um termogênico natural (ou seja, auxilia na queima de gordura) e é bem rico em antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias. Mas sabia que ele também pode ser abortivo? Isso porque a canela tem a capacidade de causar a constrição dos vasos sanguíneos (prejudicando a circulação) e o aumento da contração dos músculos uterinos. Por isso, inclusive, essa especiaria deve ser consumida com cautela até mesmo por quem não é gestante.
3. Chá de arruda
Conhecido por ter um efeito contraceptivo, o chá de arruda também deve ser evitado durante o período de gestação. Isso porque ele possui substâncias alcalóides (como a rutamina e graveolina) que podem despertar fortes contrações, desencadear sangramentos e até levar a um parto prematuro. Por isso, inclusive, bebidas feitas com arruda são consideradas altamente abortivas e devem ser consumidas com cuidado.
4. Chá de salsa
Apesar de ser ótimo para aumentar a imunidade e regular os níveis de glicose no sangue, o chá de salsa pode ser bastante prejudicial no período da gravidez. As folhas da salsa, para quem não sabe, contêm uma substância chamada apiol que estimula a contração uterina e a menstruação. Por isso, essa planta apresenta um efeito abortivo e é contraindicada para gestantes.
Obs.: Existem outros chás que podem surtir um leve efeito abortivo e, por isso, também devem ser evitados na gestação - tais como o de hortelã, mate, carqueja e erva-doce.