Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 30/07/2021

4 benefícios da rutabaga e como usá-la na cozinha

A rutabaga, que também é conhecida como nabo sueco ou couve-nabo, é uma raiz vegetal que possui uma grande quantidade de nutrientes que podem ser benéficos para o corpo. Mesmo com seu sabor adocicado e picante sendo muito falado e conhecido, muitas pessoas ainda não sabem como introduzir o alimento na cozinha. Por isso, reunimos 4 benefícios da rutabaga e as melhores formas de consumi-la. Confira abaixo!

Rutabaga ajuda a melhorar a digestão

Assim como outros vegetais, a rutabaga é muito rica em fibras. Isso faz com que ela seja ótima para digestão e também para evacuação. Por isso, se você tem problemas de prisão de ventre, com toda a certeza a rutabaga será um alimento muito benéfico. Além disso, a raiz vegetal ainda pode trazer outros benefícios para saúde gastrointestinal como a atuação no tratamento de úlceras estomacais e inflamações no sistema gástrico e intestinal.

Fortalecimento dos ossos é garantido com a rutabaga

Esse alimento possui uma grande quantidade de vitaminas e minerais como magnésio, potássio e zinco – o que contribui muito para a saúde dos ossos. Com seu consumo, as chances de ser acometido por alguma doenças como osteoporose e artrite podem diminuir. O que faz com que a rutabaga seja muita indicada para pessoas

Rutabaga: alimento pode prevenir câncer

A rutabaga contém glucosinolato, substância que possui ação anticancerígena. O que pode ajudar a prevenir cânceres de próstata, pulmões, do trato alimentar e outros. O risco de desenvolvimento do câncer costuma aumentar com o passar da idade. O consumo de gordura costuma aumentar os riscos de desenvolvimento da doença, enquanto uma dieta rica em vegetais ajuda na prevenção. Além da rutabaga, a couve, o agrião e outros vegetais também podem agir na prevenção do câncer.

Vitamina C presente na rutabaga traz uma série de benefícios para o corpo humano

A rutabaga possui uma quantidade considerável de vitamina C, o que é importante para muitos processos corporais. A vitamina C traz benefícios para o sistema imunológico, estimulando o sistema urinário na produção de glóbulos brancos. Nesse sentido, infecções como pneumonia, malária e diarreia podem ser combatidas com mais facilidade.

Como usar rutabaga na cozinha?

A rutabaga é um alimento versátil que pode ser introduzido na alimentação de várias formas. O jeito mais comum de usar o alimento na cozinha é de forma cozida ou assada. Entretanto, a rutabaga também pode ser usada para fazer um prato mais elaborado e saboroso como um purê, por exemplo. Existem várias formas criativas e receitas para consumir o vegetal e aproveitar seu sabor único. Caso esteja buscando uma receita simples e fácil, você também pode fatiá-la ou ralá-la para comer a rutabaga crua em saladas ou pratos similares.