Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
4 benefícios da cedrico, planta brasileira que ajuda a combater a obesidade
Guia Culinário 06/11/2020

4 benefícios da cedrico, planta brasileira que ajuda a combater a obesidade

Reconhecida recentemente como a planta brasileira que ajuda a combater a obesidade e a diabetes pelos pesquisadores da área de Biotecnologia Industrial da Universidade Positivo, no Paraná, a cedrico (ou Picramnia excelsa) é uma espécie nativa da Floresta das Araucárias que possui diversos benefícios para a saúde. Aqui, nós separamos 4 principais deles, que vão desde a redução dos níveis de açúcar no sangue às propriedades medicinais e fitoterápicas da planta.

1. Cedrico pode auxiliar no controle da glicemia

De acordo com o estudo da universidade, uma das características que mais chamam atenção na planta cedrico é a sua capacidade de auxiliar no controle da glicemia. Consumir o chá de cedrico, por exemplo, é uma forma de diminuir a quantidade excessiva de açúcar no sangue, algo especialmente positivo para quem é diagnosticado com diabetes tipo 2 e precisa regular o índice glicêmico.

2. Planta brasileira é apontada como um possível tratamento alternativo à doença da obesidade

Outro resultado positivo apontado pelos estudos é o fato da planta brasileira ajudar (e muito) no controle da obesidade. A doença, que atinge mais de 2 milhões de brasileiros por ano, é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e pode ser um fator de risco para desenvolver outros problemas graves de saúde, como doenças cardiovasculares e quadros de diabetes. Por isso, as substâncias encontradas na cedrico funcionam como uma espécie de tratamento alternativo à doença e auxiliam na perda gradativa de peso.

3. Cedrico pode ajudar a reduzir consideravelmente os níveis de gordura no fígado

Quando o fígado está sobrecarregado, recorrer a alimentos que ajudam a limpar e desintoxicar o organismo, como o gengibre, o limão, a couve e o pepino, é uma boa forma de evitar futuros problemas relacionados à saúde do órgão. A cedrico, por exemplo, possui propriedades que podem ajudar a reduzir consideravelmente o níveis de gordura no fígado, ajudando a evitar doenças sérias, como a esteatose hepática.

4. Cedrico é uma das plantas medicinais brasileiras

Caracterizada como um tipo de planta medicinal e fitoterápica, a cedrico possui compostos terapêuticos que podem contribuir para o nosso bem-estar e qualidade de vida. Ela ajuda, por exemplo, a tratar quadros de ansiedade, depressão e falta de ânimo, além de amenizar os sintomas de stress no dia a dia.