Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
3 receitas de bolo sem ovo para quem tem alergia ao alimento
Guia Culinário 05/07/2021

3 receitas de bolo sem ovo para quem tem alergia ao alimento

Para quem tem alergia a ovo, consumir bolos é uma tarefa muito mais trabalhosa do que para pessoas não alérgicas. Alergia alimentar é algo bem comum e a ingestão do ingrediente pode gerar sintomas como náuseas, vômitos e inflamações na pele. A dúvida que fica é: dá para fazer bolo sem ovo? A resposta é sim! Por isso, separamos uma lista de receitas de bolo sem ovo bem simples de preparar e que vão adocicar o seu cardápio sem fazer mal ao corpo!

1. Bolo de fubá sem ovo

O bolo de fubá é um dos mais tradicionais da confeitaria nacional. É mais um dos derivados do milho que fazem muita diferença nas receitas. Felizmente, a versão do bolo sem ovo mantém o sabor impecável da mistura e com certeza vai te cativar pelo estômago! É só seguir o passo a passo abaixo:

Ingredientes

– 2 xícaras de chá de leite (480ml)

– 1 xícara de chá de óleo de girassol

– 2 xícaras de chá de açúcar de coco

– 2 xícaras de chá de fubá

– 2 xícaras de chá de farinha de trigo

– 1 colher de sopa de fermento em pó

– Erva-doce e canela a gosto

Com o auxílio de um liquidificador, bata todos os ingredientes líquidos junto com o açúcar até formar uma massa homogênea. Em seguida, despeje o conteúdo em um pote e acrescente o fubá e a farinha de trigo (pode ser substituída por farinha de aveia) e misture bem. Por último, adicione o fermento. Se desejar, você pode dar ainda mais sabor à massa acrescentando erva doce a gosto ou coco ralado. Polvilhe canela por cima para concluir a receita. Fica uma delícia!

Com o forno preaquecido a 180 graus por 5 minutos, leve o tabuleiro ao forno e deixe assar de 30 a 45 minutos. Esteja sempre atento, pois dependendo da potência do fogão, o bolo pode ficar pronto antes ou depois do tempo estimado. Cheque com frequência e, se precisar, espete um garfo na massa para acompanhar o progresso.

2. Bolo de chocolate sem ovo

O bolo de chocolate sem ovo é o mais pedido da internet! O queridinho das redes também pode ser preparado com muita facilidade e mantém o gosto da massa tradicional. Para ter essa doçura em sua mesa, é só dar uma olhada nas instruções:

Ingredientes

– 2 xícaras de farinha de trigo

– 1 xícara de açúcar de coco

– 1 xícara de leite

– ½ xícara de chá de manteiga sem sal derretida

– 1 colher de sopa de fermento em pó

– 4 colheres de achocolatado

O modo de preparo dessa receita é bem simples e prático. Misture todos os ingredientes até formar uniformizar a massa. Depois, é só untar uma fôrma com manteiga e farinha e despejar a massa. Leve o bolo para assar em forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 40 minutos. Marque bem o tempo para não queimar!

3. Bolo de banana sem ovo

Quer um bolo bem doce, gostoso e que não te deixe nauseado depois? O bolo de banana sem ovo é uma opção muito boa para quem aprecia o uso das frutas na confeitaria. Você pode escolher o tipo de banana que preferir! Dá para aproveitar muito com poucos ingredientes e um modo de preparo simples. Veja abaixo:

Ingredientes

– 3 ou 4 bananas maduras

– 2 xícaras de farinha de aveia

– 2 xícaras de açúcar de coco

– 1 colher de sopa de fermento (pela metade)

– 2 maçãs cortadas em cubos (opcional)

Amasse as bananas com o auxílio de um garfo. Misture todos os ingredientes até que a massa fique bem homogênea. A adição das maçãs é opcional, mas faz toda a diferença na receita! Unte a fôrma e transfira a massa para o tabuleiro. Com o forno preaquecido a 180 graus, leve o bolo para assar de 25 a 40 minutos. Depois, é só aproveitar sem medo!