Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 04/08/2021

3 receitas com cogumelos para variar no cardápio

Quando se trata de fazer um cardápio vegano ou vegetariano, é bastante comum recorrer a receitas com cogumelos – refogados, fritos, em saladas, risotos, massas e por aí vai. Além de saborosos, eles são altamente nutritivos – ricos em fibras, zinco, vitamina D – e conseguem substituir a carne em diferentes pratos. Para que você se inspire a variar mais a rotina de alimentação, nós separamos 3 receitas com cogumelo paris, shimeji ou shiitake. Vale a pena conferir!

1. Cogumelos refogados

Caso você queira fazer um acompanhamento rápido e nutritivo, uma boa dica é apostar nos cogumelos refogados. Aqui, uma boa dica é usar um mix de shimeji, champignon e shiitake com azeite e diferentes temperos para agregar mais sabor. Vale a pena experimentar!

Ingredientes

– 150 g de cogumelo shimeji orgânico Taeq

– 150 g de cogumelo shiitake orgânico Taeq

– 150 g de cogumelo paris (champignon)

– Azeite extravirgem Taeq

– Sal a gosto

– Pimenta-do-reino a gosto

– Cheiro-verde fresco picado

Para começar, pique os cogumelos da forma que preferir e leve-os para a frigideira com um pouco de azeite. Com o tempo, eles vão soltar um aguinha – continue fritando até evaporar um pouco, adicione sal, pimenta e, por fim, o cheiro-verde picado. Sirva junto com a refeição que fica uma delícia!

2. Sopa de cogumelos

Para fazer uma janta bem leve, saborosa e saudável, uma boa sugestão é preparar uma sopa de cogumelos. Aqui, a nossa dica é apostar no champignon, que fica bem saboroso com diferentes temperos, e utilizar leite Taeq e creme de leite light para dar um toque mais cremoso à receita.

Ingredientes

– 250 g de cogumelo paris (champignon)

– Azeite extravirgem Taeq

– 1 cebola pequena fatiada

– 3 dentes de alho amassados

– Sal a gosto

– Pimenta-do-reino a gosto

– 200 ml de leite Taeq

– 200 ml de creme de leite light

– Salsinha picada a gosto

Para começar, lave bem os cogumelos e pique-os em lâminas finas. Em uma panela, despeje um pouco de azeite, adicione a cebola fatiada e refogue por alguns minutos (até que ela fique molinha e transparente).

Junte o alho amassado, refogue mais um pouco e, então, adicione os cogumelos picados, o sal e a pimenta a gosto. Siga mexendo por uns bons minutos, até que os cogumelos fiquem bem molinhos.

Quando eles estiverem soltando bastante água, adicione o leite, o creme de leite e siga mexendo. Quando começar a ferver, deixe mais alguns minutos, mas tomando cuidado para não transbordar.

Depois de cozinhar, apague o fogo, espere esfriar e bata tudo no mixer ou liquidificador. Para finalizar, acerte os temperos (adicione mais sal e pimenta, se necessário) e salpique salsinha fresca a gosto. Fica saboroso e bem nutritivo!

3. Risoto de cogumelos

Que tal fazer uma receita de risoto de cogumelos para comer no fim de semana? Essa é uma boa dica para quem busca uma refeição vegetariana bem colorida e saudável. Aqui, a nossa dica é usar um mix de shimeji e shiitake junto com vegetais (alho, cebola, tomate e salsão) e arroz arbóreo para compor uma receita bem saborosa.

Ingredientes

– 200 g de cogumelo shimeji orgânico Taeq

– 200 g de cogumelo shiitake orgânico Taeq

– Azeite extravirgem Taeq

– 1 cebola pequena Taeq picada

– 3 dentes de alho Taeq amassados

– 1 tomate italiano Taeq picado sem sementes

– 2 talos de salsão bem picados

– 1 ½ xícara de arroz arbóreo

– ½ xícara de vinho branco seco

– Sal a gosto

– Pimenta-do-reino a gosto

– 3 ½ xícaras de água fervente

– 2 colheres de sopa de requeijão cremoso light Taeq

Em uma panela, coloque um pouco de azeite e refogue a cebola e o alho. Em seguida, junte os cogumelos e misture por alguns minutos. Junte o tomate, o salsão, metade do vinho branco e misture mais um pouco. Quando os cogumelos estiverem mais molinhos, acrescente o arroz, o resto do vinho branco, tempere com sal e pimenta a gosto. Misture mais um pouco e junte a água fervente. Deixe a panela tampada pela metade e espere alguns minutos. Quando o arroz estiver bem cozido e a mistura estiver homogênea, apague o fogo e adicione o requeijão. Misture novamente e, então, é só servir!