Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
3 novas formas de consumir milho verde
Guia Culinário 18/03/2022

3 novas formas de consumir milho verde

Comer milho verde com azeite e temperos direto da espiga é tudo de bom, né? Mas você sabia que existem formas bem diferentes de consumir o alimento? O mingau de milho verde, por exemplo, é um prato bem levinho e nutritivo que atende várias refeições – tanto café da manhã quanto lanche e até jantar. Quer aprender como cozinhar milho verde e consumi-lo de formas distintas no dia a dia? Nós separamos 3 opções deliciosas para você experimentar no dia a dia. Dá uma olhada!

1. Mingau de milho verde é uma receita bem levinha, rica em fibras, vitaminas do complexo B e minerais

Você sabia que tem como fazer mingau de milho verde usando poucos ingredientes? Primeiro, você deve cozinhar o milho verde com leite e, depois, adicionar um pouco de melado de cana em vez do açúcar para que a receita fique mais saudável e também docinha. O toque final fica por conta da canela em pó, que agrega bem mais sabor.

Além de ser uma receita simples e levinha, o mingau de milho verde faz muito bem à saúde: concede energia para o corpo, garante bastante saciedade e é bom para o processo de digestão (pois tem um alto teor de fibras), é fonte de vitaminas do complexo B, minerais como cálcio, magnésio, potássio e cobre. Ou seja, fortalece os ossos, músculos e ainda faz bem para o sistema nervoso. Vale a pena experimentar!

Ingredientes

– 1 bandeja de milho orgânico Taeq (500 g)

– 500 ml de leite longa vida zero lactose Taeq

– ¼ xícara de chá de melado de cana Taeq

– Canela em pó a gosto para polvilhar (opcional)

Para começar, lave bem as espigas de milho verde e, com uma faca, remova apenas os grãos. Bata no liquidificador com o leite até que fique um creme bem liso.

Despeje essa mistura em uma peneira posicionada em cima de uma panela e esprema com uma colher, se necessário, para que saia bem a parte mais líquida do creme.

Adicione o melado de cana e deixe cozinhar no fogo médio/baixo até começar a borbulhar, mexendo sem parar. Quando chegar nesse ponto, diminua o fogo e misture por mais uns 5 minutos. A ideia é que a consistência fique mais cremosa, mas você também pode tirar antes, se desejar.

Transfira o mingau de milho verde para um recipiente de vidro e leve para a geladeira por algumas horas. Na hora que for comer, adicione canela em pó que fica simplesmente divino!

2. Suco de milho verde é bem cremoso, saboroso e nutritivo

Em vez de fazer sucos de frutas (como limão, abacaxi, laranja, morango e outros), que tal experimentar a receita de suco de milho verde? Ela fica bem cremosa, pois é feita com leite, e pode ser adoçada com mel – de modo que o resultado fique mais nutritivo. Essa mistura é bastante rica em fibras, carboidratos, vitaminas do complexo B e minerais importantes para a saúde. Por isso, inclusive, é uma ótima opção para tomar no lanche da tarde, por exemplo.

Ingredientes

– 1 bandeja de milho orgânico Taeq (500 g)

– 200 ml de leite longa vida zero lactose Taeq

– 2 colheres de sopa de mel silvestre orgânico Taeq

Primeiro, você deve lavar bem as espigas de milho e secá-las. Com a ajuda de uma faca, remova apenas os grãos.

Coloque o leite e os grãos de milho no liquidificador e bata por 3 minutos. Em seguida, junte o mel e bata novamente, até que a mistura fique bem homogênea e o mais lisa possível. Se você quiser, também pode adicionar umas pedras de gelo e bater para que o suco fique bem gelado.

Consuma o suco de milho em seguida ou leve-o para a geladeira por algumas horas para gelar. Fica delicioso!

3. Sorvete de milho verde Taeq é uma opção refrescante e tem zero adição de açúcar

Quer tomar uma sobremesa saudável, saborosa e refrescante sem ter trabalho na cozinha? Uma boa dica é experimentar o sorvete de milho verde Taeq, que é pouco calórico e tem zero adição de açúcar. Esse sorvete faz bastante sucesso – é um sabor bem tradicional brasileiro – e ainda tem uma textura cremosa deliciosa. Você pode incrementar o sorvete com castanhas picadas, por exemplo, e comer logo depois das refeições principais. É de dar água na boca!

Como cozinhar milho verde para fazer outras receitas

Saber como cozinhar milho verde é sempre útil para consumir o alimento de diferentes formas no dia a dia – seja in natura com temperos ou usado para incrementar receitas de saladas e risotos, por exemplo.

A boa notícia é que existe um jeito bem simples e rápido de cozinhá-lo: com a ajuda da panela de pressão. primeiro, você deve lavar e limpar bem as espigas de milho (removendo os cabelinhos e possíveis sujeiras). Coloque as espigas na panela de pressão, cubra com água e adicione sal a gosto.

Leve para cozinhar no fogo médio/baixo e, quando começar a chiar, marque 15 minutos. Em seguida, interrompa o cozimento colocando a panela debaixo da água corrente e espere a pressão sair para abrir com segurança. Depois, você pode consumir o milho cozido da forma que preferir. Bem simples, né?