Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
3 lanches doces saudáveis para comer sem culpa
Guia Culinário 17/08/2020

3 lanches doces saudáveis para comer sem culpa

Se você também faz parte do time que não resiste a um docinho depois das refeições – e costuma abrir mão de bolos, tortas e sobremesas -, que tal começar a apostar em opções de lanches doces saudáveis para comer sem culpa? Aqui, nós separamos 3 alternativas que podem fazer parte da sua dieta. Dá uma olhada na matéria!

1. Sorvete de banana com morango

Refrescante, nutritivo e extremamente saboroso, o sorvete de banana com morango é uma opção de lanche doce saudável supersimples de fazer! Tudo o que você precisa são de duas polpas de frutas congeladas e de um bom liquidificador.

Ingredientes

– 3 bananas congeladas e picadas

– 1 xícara de morango congelado

– 100 ml de água filtrada para ajudar a bater

Para preparar o sorvete de banana com morango, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma consistência lisa. Se quiser acrescentar um pouco de cremosidade, adicione 1 caixa de creme de leite light e bata novamente. Para finalizar a receita, leve a mistura ao freezer em um recipiente de plástico e deixe congelar por pelo menos 4 horas.

2. Geleia de morango

Que tal fazer uma deliciosa geleia de morango para incrementar o café da manhã? Além de ser uma opção de lanche doce saudável para comer sem culpa, a receita reúne todos os nutrientes da fruta e é rica em vitamina C e antioxidantes!

Ingredientes

– 2 xícaras de morango

– ½ xícara de açúcar demerara ou mascavo

– 2 colheres (sopa) de suco de limão

Em uma panela, misture os morangos com o açúcar e o suco de limão e leve para aquecer ao fogo baixo. Mexa por aproximadamente 20 minutos ou até obter a consistência de geleia. Quando a mistura estiver espessa, retire do fogo, espere esfriar por alguns minutos e distribua em potes de vidro esterilizados para guardar na geladeira.

3. Mousse de maracujá com queijo cottage e sementes de chia

Feito com queijo cottage e sementes de chia – dois ingredientes ricos em fibras, vitaminas e sais minerais – o mousse de maracujá é uma alternativa extremamente nutritiva de lanche doce saudável para comer sem culpa. Ele é fonte de vitamina C, fibras e sais minerais como cálcio, ferro, magnésio, cobre e fósforo.

Ingredientes

– 200 g de polpa de maracujá congelada

– 1 xícara de açúcar demerara

– 1 pote de queijo cottage light

– 200 g de creme de leite light

– 1 clara batida em neve

– 2 colheres de sopa de sementes de chia

Comece colocando a polpa de maracujá e o açúcar em uma panela e misture bem a fogo baixo até formar uma calda. No liquidificador, bata a ricota com o creme de leite, acrescente metade da calda de maracujá + a clara em neve e a semente de chia. Misture delicadamente, distribua em taças para levar à geladeira e finalize com o restante da calda de maracujá.