10 frutas verdes excelentes para a sua saúde: do abacate ao limão

Frutas verdes como limão e kiwi são fontes de vitamina C, fibras e antioxidantes que ajudam a fortalecer a imunidade e garantir o bom funcionamento do sistema digestivo
Frutas verdes como limão e kiwi são fontes de vitamina C, fibras e antioxidantes que ajudam a fortalecer a imunidade e garantir o bom funcionamento do sistema digestivo

As frutas verdes, conhecidas por serem fontes de clorofila (um tipo de pigmento antioxidante), são ótimas para fortalecer a imunidade e desintoxicar o organismo. Além de serem ricas em diversas vitaminas e minerais, elas têm ação anti-inflamatória e ajudam a manter o corpo sempre hidratado. Para que você se anime a incluir esses vegetais na alimentação diária, preparamos uma lista com 10 frutas verdes altamente nutritivas e benéficas para a saúde. Vale a pena conferir!

1. Limão é uma fruta cítrica ótima para combater gripes e resfriados

Pertencente ao grupo das frutas cítricas, o limão se destaca por ter uma grande concentração de vitamina C, cálcio, ferro, fósforo, potássio e fibras. Por conta disso, inclusive, ele é muito indicado para combater gripes e resfriados, tem ação antioxidante, anti-inflamatória e é ótimo para o preparo de sucos e chás detox. Para usufruir de todos os benefícios dessa fruta verde, uma boa dica é fazer receitas de limonada suíça, que utilizam tanto a polpa quanto a casca do limão.

2. Abacate é fonte de gorduras benéficas e fibras que fazem bem para a digestão

Considerado uma fruta gordurosa, o abacate é outro alimento verde que pode (e deve) fazer parte da sua dieta. O grande diferencial dessa fruta é que ela possui um alto teor de ômega 3 e outras gorduras benéficas que ajudam a controlar os níveis de colesterol e fazem muito bem à saúde do coração.

Além disso, o abacate tem alto teor de fibras e de potássio - nutrientes que auxiliam, respectivamente, no funcionamento dos sistemas digestivo e muscular. A nossa dica é preparar vitaminas, cremes, saladas e guacamole (receita tradicional mexicana) usando abacates ou avocados no dia a dia. Você até pode aproveitar a casca e o caroço da fruta para fazer farinhas caseiras, que são indicadas para incrementar massas de pães e bolos, por exemplo.

3. Kiwi é rico em pectina (um tipo de fibra alimentar) e vitamina C

Geralmente usado no preparo de saladas de frutas e doces (como mousses, geleias e compotas), o kiwi é uma fruta verde que se destaca por ser fonte de pectina - um tipo de fibra que ajuda no controle do colesterol e do índice glicêmico. Além disso, ele tem alto teor de vitamina C, apresenta ação antioxidante, anti-inflamatória e ajuda a combater prisão de ventre. Vale a pena incorporar essa frutinha à alimentação diária!

4. Maçã verde é rica em vitaminas A, B e C e tem ação antiácida

Apesar de a maioria das pessoas consumir apenas maçã vermelha no dia a dia, a versão verde da fruta também pode ser muito benéfica, sabia? Ela tem alto teor de fibras e vitaminas A, B e C, é muito indicada para o preparo de sucos detox e tem ação antiácida - ou seja, é ótima para a alimentação de quem sofre frequentemente com azia ou gastrite. Para usufruir de todos os benefícios da maçã verde, a nossa dica é consumir tanto a polpa quanto a casca.

5. Coco verde fornece água altamente hidratante, rica em fibras, vitaminas e minerais

Você já pensou em usar água de coco para preparar sucos e shakes detox no café da manhã? Além de ser bem saborosa e refrescante, essa bebida é ótima para substituir a água comum em diferentes receitas. Fonte de fibras, magnésio, potássio, gorduras benéficas e compostos antioxidantes, a água de coco ajuda a fortalecer a imunidade, a saúde do coração e do sistema digestivo. E além de consumir a água, não se esqueça de também usar a carne do coco para preparar sobremesas mais saudáveis no dia a dia.

6. Pera cumpre ação diurética e tem alto teor de minerais

Além de ter um alto teor de água em sua composição - funcionando como excelente diurético natural - a pera é uma das frutas mais saborosas e versáteis que existem, sabia? Ela pode ser usada no preparo de sucos, saladas, geleias, compotas, doces caramelizados e até de papinhas para bebês. Essa fruta fornece uma grande quantidade de minerais como ferro, potássio, cálcio, magnésio, cobre e manganês que contribuem para a saúde dos ossos, músculos e vasos sanguíneos. Além disso, a pera é ótima para regular a digestão, pois é fonte de fibras, e ajuda a manter o corpo hidratado e fortalecido contra gripes e resfriados.

7. Fruta-do-conde tem ação anti-inflamatória, analgésica e é fonte de vitaminas do complexo B

Também chamada de pinha, a fruta-do-conde é uma espécie muito cultivada nas regiões Norte e Nordeste do país. Ela se destaca por ter ação anti-inflamatória, analgésica, antioxidante e por ter um alto teor de minerais (como ferro, magnésio, cálcio e fósforo) e vitaminas do complexo B. Além de ser consumida in natura, ela pode ser usada no preparo de sucos e doces como mousse ou pudim. Que tal incluí-la na sua dieta?

8. Jaca é rica em fibras e proteínas, sendo muito usada na alimentação de veganos

Muito cultivada na região amazônica, a jaca é uma fruta tropical altamente nutritiva e versátil - muito usada, inclusive, como substituta da carne em receitas veganas e vegetarianas. O grande diferencial da jaca é que ela possui um alto teor de fibras e proteínas, além de fornecer vitaminas A, B, C, E e minerais que ajudam a manter o organismo em bom funcionamento. A carne de jaca, em especial, faz bem para o coração e é ótima para o funcionamento do intestino.

9. Melão verde tem ação diurética, antioxidante e ajuda a fortalecer a imunidade

Que tal começar a incluir o melão verde nas receitas de sucos e saladas no dia a dia? Por ter um elevado teor de água, ele apresenta ação diurética - ou seja, ajuda a evitar o acúmulo de líquidos e a limpar o organismo -, auxilia no controle da digestão, dos vasos sanguíneos e fortalece a imunidade. Uma boa dica, inclusive, é comer uma fatia de melão toda manhã, ainda em jejum, para purificar o intestino.

10. Umbu (ou embu) é uma fruta brasileira rica em fibras, vitaminas, minerais e proteínas

Para quem não conhece, o umbu (ou embu) é uma fruta nativa da Caatinga que se destaca por ter uma grande concentração de fibras e proteínas que ajudam a tornar a dieta mais nutritiva. Além disso, ela é fonte de vitaminas A, C e do complexo B, muito indicadas para fortalecer o sistema imunológico e o funcionamento do intestino. Além de consumir essa fruta in natura, você pode usá-la no preparo da umbuzada - bebida tradicional baiana feita com leite e açúcar. Vale a pena experimentar!

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