"Alimentos zero": Entenda mais como funciona essa medida nutricional

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Existem "alimentos zero"? Não... Contudo, alguns alimentos "in natura" possuem níveis tão baixos de açúcar, gordura e colesterol, que funcionam normalmente em qualquer dieta ou plano alimentar. Conheça aqui algumas opções de quase "zero calorias" que ajudam e beneficiam o trabalho do nosso organismo!
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Todo dia nos deparamos com novidades "zero" no mercado: produtos com zero açúcar, zero gordura trans, zero calorias... Será que dentro da alimentação "in natura" também existem fontes "zero" dessas substâncias? Denominados "alimentos zero", dentro de suas características principais, eles possuem tão baixa quantidade desses elementos que são, naturalmente, excelentes aliados da dieta.

Os "alimentos zero" são aqueles que, quando consumidos tem seu teor calórico ingerido durante o processamento no organismo. Adicionando muitos nutrientes, eles são excelentes para dietas de reeducação alimentar, pois podem ser ingeridas porções maiores que ajudam a saciar a fome ou a vontade de comer. Segundo a nutricionista Danielle Chein, a média de consumo diário não é mesmo restrita, mas ainda assim ela depende da quantidade de calorias necessárias para cada individuo, o que só pode ser determinado por um profissional.

"O fato de terem caloria muito baixa se torna um atrativo e tanto para substituir a alimentação. Entretanto, é muito importante consumir todos os tipos de alimentos em equilíbrio, lembrando que as substituições corretas cabem apenas ao nutricionista orientar", salienta a especialista.

Conheça alguns dos alimentos "zero calorias"!

Existe uma lista enorme de alimentos com, praticamente, "zero caloria" e que são muito saudáveis. Mas, antes, é preciso lembrar que nada deve substituir a alimentação regular, de 3 em 3 horas. Além da boa escolha dos alimentos, a prática de exercício físico ajuda e muito a "queimar" aqueles alimentos que contém um pouco mais de calorias. Com a ajuda de Danielle Chein, selecionamos sete alimentos que vão enriquecer sua dieta com muitos nutrientes e poucas calorias. Confira:

Maçã: A fruta tem, em média, 70 kcal e uma unidade por dia ajuda a equilibrar o peso.

Melancia: Ela é composta por eletrolitos, ou seja, sais que perdemos quando há desidratação, e seu consumo é muito importante nos dias de verão. Cada 100 g tem 30 kcal.

Tomate: Ele é o campeão no combate aos radicais livres e cada tomate pequeno tem cerca de 10 kcal.

Brócolis: O vegetal é rico em nutrientes que combatem o surgimento de células cancerosas. 100g de brócolis cozido tem aproximadamente 25 kcal.

Morango: É uma das frutas que mais contém antioxidantes. 1 unidade média tem 4 kcal.

Laranja: O suco de da fruta é tudo de bom para a saúde! E 1 unidade média tem 50 kcal de pura vitamina.

Pepino: O vegetal refrescante que dá sabor especial a sucos, saladas e sopas é diurético e ajuda a diminuir a retenção líquida. 1 unidade média de 100 g tem 16 kcal.

* Daniella Chein (CRN 2003100646) é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro.

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