Salmão

Salmão

Nome científico: Salmo salar


Um dos peixes mais requisitados em composições gastronômicas e pratos sofisticados, o salmão é, além de muito saboroso, muito leve para a nossa alimentação saudável. Por ser frequentemente recomendado por médicos-pelo seu alto valor nutricional -, o ingrediente ganha cada vez mais espaço nos supermercados, nos menus de restaurantes e, claro, na cozinha de casa. O uso de salmão tem sido tão frequente, que ele ganhou até mesmo uma dieta específica dedicada ao seu consumo.


O salmão tem uma grande variedade de efeitos benéficos à saúde. Riquíssimo em ômega 3, o peixe é um aliado bastante eficaz na prevenção de doenças cardiovasculares e até mesmo de alguns tipos de câncer. Estudos realizados pela Associação Americana do Coração indicam que o seu consumo pode reduzir o risco de um indivíduo sofrer um ataque cardíaco em até 80%.


Apesar de ter uma carne alaranjada, o salmão é um peixe branco. Essa pigmentação diferente se dá devido à substância astaxantina, um carotenóide, parecido ao caroteno, responsável também pela coloração vermelha dos tomates, pimentas, beterrabas e cenouras.

Esse pigmento vermelho é conseguido pela alimentação: as algas e os organismos unicelulares são ingeridos pelos camarões, que armazenam a substância no músculo ou na casca. Quando os camarões são ingeridos pelo salmão, eles também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos, por não conseguirem se livrar da substância.

Em relação às suas qualidades gastronômicas, em sua versão cozida, o salmão pode liberar um aroma não muito agradável, por isso, a dica é a sua versão "gravlax". Esfregue o sal, que agirá sobre a proteína da carne e resultar em uma reação química que puxa para fora o líquido dessa substância. Uma boa dica é o uso de um peso em cima da peça, com uma peneira ou um recipiente vazado por baixo, para eliminar esse líquido. Assim, somente o melhor dele será aproveitado.

Todas as Fotos
Salmão, abacate, nozes e azeite são algumas das fontes de vitamina F
Salmão, abacate, nozes e azeite são algumas das fontes de vitamina F
O excesso de vitamina D pode causar fraqueza, nervosismo e hipertensão arterial
O excesso de vitamina D pode causar fraqueza, nervosismo e hipertensão arterial
Para combater gastrite nervosa uma dica é consumir salmão e carnes brancas com pouca gordura
Para combater gastrite nervosa uma dica é consumir salmão e carnes brancas com pouca gordura
Alimentos como ovos e peixes são ricos em iodo - mineral responsável pela síntese de hormônios da tireoide
Alimentos como ovos e peixes são ricos em iodo - mineral responsável pela síntese de hormônios da tireoide
Poke de arroz integral é um prato havaiano bem nutritivo e saboroso, feito à base de peixe cru e diferentes vegetais
Poke de arroz integral é um prato havaiano bem nutritivo e saboroso, feito à base de peixe cru e diferentes vegetais
A canela é um alimento anticoagulante e termogênico que pode ser usado em diferentes receitas
A canela é um alimento anticoagulante e termogênico que pode ser usado em diferentes receitas
A dieta pescetariana inclui uma grande variação de peixes, frutos do mar e vegetais
A dieta pescetariana inclui uma grande variação de peixes, frutos do mar e vegetais
Salmão ao molho de laranja é uma receita sofisticada e fica ótima servida junto com salada
Salmão ao molho de laranja é uma receita sofisticada e fica ótima servida junto com salada
Alimentos como a banana e o cacau são fontes de triptofano, o precursor da serotonina
Alimentos como a banana e o cacau são fontes de triptofano, o precursor da serotonina
Para tratar a psoríase, consuma saladas com azeite de oliva, muitas frutas e legumes. A dieta mediterrânea, por exemplo, é ótima para amenizar os sintomas da doença!
Para tratar a psoríase, consuma saladas com azeite de oliva, muitas frutas e legumes. A dieta mediterrânea, por...
 Para ajudar a tratar a anemia falciforme, aposte no espinafre e em outras folhas escuras, alimentos ricos em ácido fólico
Para ajudar a tratar a anemia falciforme, aposte no espinafre e em outras folhas escuras, alimentos ricos em ácido...
Penne com salmão e vagem é uma receita nutritiva, saudável e bem fácil de preparar
Penne com salmão e vagem é uma receita nutritiva, saudável e bem fácil de preparar