Queijo

O queijo é produzido a partir da fermentação do leite. Ele pode ser obtido a partir do leite de vaca, ovelha, cabra, e outras mamÃferas. O sabor, a técnica usada na fabricação, a defumação, o nÃvel de gordura e a adição de agentes aromatizantes, como ervas e outros temperos, podem modificar o sabor desse alimento.
A inclusão do ingrediente na dieta contribui para uma alimentação rica e balanceada. Isso porque a maioria dos queijos destaca-se pelo alto teor de proteÃnas, de minerais e oligoelementos (principalmente cálcio, zinco, potássio) e de vitaminas (principalmente A, B2,B9,B12,D).
O nÃvel de cálcio encontrado nos mais diversos tipos pode variar de acordo com a técnica empregada. Essa propriedade contribui para a saúde dental e para a prevenção de cáries, isso porque o cálcio protege contra a acidez bucal. Pessoas com quadros hipertensos devem evitar os queijos porque a concentração do sódio e do colesterol pode ser prejudicial.
É possÃvel encontrar algumas dezenas de tipos de queijos, os mais comuns são: mussarela de búfala, brie, camembert, provolone, gorgonzola, cottage, ricota, prato, parmesão, edam, estepe, entre outros.