Ovo

Ovo

Nomes populares: Ovo, ovo de granja, ovo caipira, ovo orgânico

Ovo cozido, frito, mexido, estrelado e poché. Não há como negar que existem diversas formas de consumir esse alimento, mas seu maior benefício não está na versatilidade, e sim nos nutrientes. Afinal, não importa se o ovo é de codorna, caipira, ou orgânico, já que todos são ótimas fontes de proteínas, vitaminas e minerais. Inclusive, esse alimento é quase um polivitamínico natural, pois possui boas quantidades de vitaminas A, D, E e do complexo B. Isso significa que, de uma forma geral, é um bom antioxidante, evitando o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer.

Em relação aos minerais, o ovo tem ferro, zinco, fósforo, potássio, manganês e selênio. Com isso, combate a anemia, dá energia para o corpo, ajuda na contração muscular, auxilia na absorção de cálcio e ainda fortalece o sistema imunológico. Por essas razões, não é de se espantar que ele esteja muito presente na dieta de atletas. Aliás, o ovo emagrece por ser low carb, o que significa que possui poucas calorias. A exceção é o ovo frito, que engorda justamente porque o óleo usado para o seu preparo faz com que o prato se torne calórico.

Por muito tempo a crença de que o ovo aumenta o colesterol foi grande, mas a verdade é que ele reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e eleva os do colesterol bom (HDL). Outro benefício é que ele não tem glúten e por isso pode fazer parte da dieta de celíacos. De uma forma geral, o alimento além de muito nutritivo é ideal tanto para crianças quanto para adolescentes, adultos e idosos.

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 Preparar  pão de tapioca caseiro  para o lanche da tarde é uma ótima solução para celíacos
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Prepare um bolo de caneca de banana incrementado com canela em pó para matar a vontade de comer doce
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Entre os  alimentos bons para osteoporose , destacam-se peixes de água fria (como o salmão) e vegetais como brócolis e tomate, que fornecem cálcio e outros nutrientes importantes
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Prepare chips de casca de batata no forno com diferentes temperos para variar mais no cardápio
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 Quem tem gastrite pode comer ovo  desde que o alimento seja cozido (e não frito), temperado apenas com sal e sem conter nenhuma fonte de gordura - para não agredir a parede do estômago
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O nhoque de cenoura é uma opção nutritiva e saudável do nhoque tradicional
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Pão de mel recheado com pasta de amendoim é uma sobremesa que traz o ômega 3 presente na oleaginosa
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A receita de chuchu com ovo, incrementada com diferentes temperos (como cebola e pimentas), é uma opção rica em proteínas, vitaminas, minerais
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Uma boa sugestão de  sobremesa para a Páscoa  é a  mousse de abacate com cacau -  bem fácil de preparar e fonte de vitaminas, fibras, minerais e outros nutrientes importantes
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A 'aveioca' é um bom café da manhã com 3 ingredientes: ela é rica em fibras, proteínas, gordura e carboidrato e é feita apenas com banana, aveia e ovo
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A gemada é uma bebida feita à base de leite fervido, gema de ovo, açúcar e diferentes especiarias - considerada uma fonte importante de cálcio, magnésio, vitamina D, compostos antioxidantes e outros nutrientes importantes
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