Feijão

Feijão

Nome científico: Phaseolos vulgaris

Um dos alimentos mais queridos, consumidos e produzidos pelos brasileiros, o feijão, em suas mais diversas formas e tipos, é uma leguminosa superpoderosa para a nossa alimentação.

Altamente nutritiva, essa iguaria também se destaca por sua versatilidade culinária fazendo parte dos mais tradicionais pratos e composições gastronômicas.

Ao todo existem 14 tipos de feijão disponíveis para consumo. No Brasil os mais utilizados são: carioquinha, preto, de corda, jalo, branco, rosado, fradinho, rajado e bolinha. Além deles, o azuki, o roxo, o moyashi, o verde e o vermelho, completam a lista. O prato mais comum utilizado com o ingrediente é a tradicional feijoada, que consiste num guisado de feijão com carne, normalmente acompanhado com arroz e que caracteriza, por anos, a culinária brasileira no mundo.

Em relação a seus aspectos nutricionais, o feijão dispensa maiores apresentações. Ideal para ser incorporado a uma dieta diária, ele proporciona nutrientes essenciais ao organismo como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. Por contar com metabólitos secundários, os denominados fitoquímicos, em sua composição, o consumo médio vem sendo associado ao combate de doenças como o diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e até mesmo neoplasias.

Se não bastassem todos esses predicados, além dos grãos, o caldo do feijão também contribui para uma alimentação saudável. Rico em minerais, o caldinho concentra até 73% dos sais, sendo recomendado o seu cozimento em panela de pressão, como o método mais eficiente para a retenção de ferro e zinco.

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Entre os  alimentos bons para osteoporose , destacam-se peixes de água fria (como o salmão) e vegetais como brócolis e tomate, que fornecem cálcio e outros nutrientes importantes
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O feijão jalo é uma variação de leguminosa rica em fibras alimentares e antioxidantes
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  Feijão verde  é uma leguminosa nutritiva muito consumida no Nordeste que, depois de cozida, ganha uma cor levemente amarronzada
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Tofu e soja são exemplos de alimentos com maior concentração de cálcio que o leite
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Para fazer uma  reeducação alimentar infantil , é necessário incluir alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, grãos, carnes, leites, derivados e outras opções saudáveis
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Leguminosas, como a lentilha e o grão-de-bico, são fontes ricas em ferro e cálcio, além de fortalecerem o sistema imunológico
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Para manter a hemoglobina alta, o mais indicado é consumir carnes vermelhas e folhas verde-escuras, que têm alto teor de ferro
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Entre os alimentos com fitato temos feijão, lentilha e grão-de-bico
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Para fazer um delicioso caldo de feijão, uma boa dica é preparar o prato normalmente e só depois bater tudo no liquidificador
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 Feijão guandu  é um tipo de leguminosa nutritiva geralmente cultivada em climas semiáridos - fonte importante de proteínas, fibras, vitaminas A, do complexo B e minerais como cálcio, ferro, potássio e magnésio
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Conhecidas como compostos biorgânicos, as saponinas são fontes de antioxidantes e estão presentes em feijões, ervilhas, brotos comestíveis e outros alimentos
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Preparar hambúrguer de feijão, grão-de-bico e outros vegetais é uma ótima dica para variar no cardápio vegano
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