Feijão

Feijão

Nome científico: Phaseolos vulgaris

Um dos alimentos mais queridos, consumidos e produzidos pelos brasileiros, o feijão, em suas mais diversas formas e tipos, é uma leguminosa superpoderosa para a nossa alimentação.

Altamente nutritiva, essa iguaria também se destaca por sua versatilidade culinária fazendo parte dos mais tradicionais pratos e composições gastronômicas.

Ao todo existem 14 tipos de feijão disponíveis para consumo. No Brasil os mais utilizados são: carioquinha, preto, de corda, jalo, branco, rosado, fradinho, rajado e bolinha. Além deles, o azuki, o roxo, o moyashi, o verde e o vermelho, completam a lista. O prato mais comum utilizado com o ingrediente é a tradicional feijoada, que consiste num guisado de feijão com carne, normalmente acompanhado com arroz e que caracteriza, por anos, a culinária brasileira no mundo.

Em relação a seus aspectos nutricionais, o feijão dispensa maiores apresentações. Ideal para ser incorporado a uma dieta diária, ele proporciona nutrientes essenciais ao organismo como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. Por contar com metabólitos secundários, os denominados fitoquímicos, em sua composição, o consumo médio vem sendo associado ao combate de doenças como o diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e até mesmo neoplasias.

Se não bastassem todos esses predicados, além dos grãos, o caldo do feijão também contribui para uma alimentação saudável. Rico em minerais, o caldinho concentra até 73% dos sais, sendo recomendado o seu cozimento em panela de pressão, como o método mais eficiente para a retenção de ferro e zinco.

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Fazer uma versão de acarajé assada é muito saudável para o organismo
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Alimentos como a banana e o cacau são fontes de triptofano, o precursor da serotonina
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Você pode ferver grãos, sementes, cereais e vegetais para tirar o excesso de antinutrientes dos alimentos
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Vegetais como alface, tomate e folhas verde-escuras são fontes importantes de celulose
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É importante deixar o feijão e outras leguminosas de molho antes de iniciar o cozimento - assim, os grãos liberam na água as enzimas e antinutrientes causadores de gases
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Entre os nutrientes do feijão azuki vale a pena citar que ele é rico em fibras, proteínas e ácido fólico
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