Chocolate

Chocolate

O chocolate é produzido a partir das sementes de cacau. Em processo industrial, são misturadas ao leite e ao açúcar, aquecidas e moldadas, chegando ao mercado em formato de barra. O chocolate escuro é rico em flavonóides, epicatequina, fenóis e ácido gálico,antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos, prevenir câncer e promover a saúde do coração.

A guloseima pode ser encontrada também em outras versões; entre elas: chocolate amargo, meio amargo, branco, entre outros. Pesquisadores confirmaram que as substâncias antioxidantes estão em maior concentração nas versões amargas. Por isso são consideradas mais benéficas para a saúde e precisam de pouquíssimo açúcar. O magnésio, outra substância presente nas barras, ajuda a aliviar a ansiedade e a manter o bem-estar.

As vitaminas A, B, C, D e E, o fósforo e o ferro também podem ser encontrados no chocolate. Conheça os benefícios de consumí-lo:

  • Contribui para a boa saúde do coração, pois promove um fluxo adequado de sangue;
  • Estimula o sistema nervoso central e os músculos cardíacos;
  • Ajuda na manutenção do bem-estar e do bom humor;

Para ter todos os benefícios do chocolate amargo, basta comer um quadradinho de chocolate, pois quando consumido em excesso, a gordura pode contribuir para elevar os níveis de colesterol, aumentando o risco de doenças cardiovasculares.

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Sorvete de banana com cacau é uma opção rica em vitaminas, fibras, minerais, gorduras boas e antioxidantes
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Chocolate amargo (com mais de 50% cacau) é fonte de zinco, sendo uma opção de sobremesa saudável com o mineral
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Pão de mel recheado com pasta de amendoim é uma sobremesa que traz o ômega 3 presente na oleaginosa
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Torta de chocolate pode ser feita com ingredientes mais nutritivos e menos calóricos, como óleo de coco, farinha de aveia, chocolate 70% cacau e leite de coco
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Chocolate em pó não tem lactose e pode ser consumido por quem tem intolerância à substância, no entanto, por conter traços de leite o alimento deve ser evitado por quem é APLV
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Sorvete de chocolate com avelã e pasta de amendoim é uma ótima alternativa para intolerantes a lactose
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A receita de creme de cupuaçu com chocolate salpicado em cima é uma sugestão nutritiva (rica em antioxidantes, vitaminas e minerais) e saborosa de sobremesa
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As nibs de cacau são obtidas através da fermentação, secagem, torração e trituração dos grãos de cacau
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O brownie com feijão preto tem uma massa mais nutritiva (rica em fibras, proteínas, vitaminas e minerais) e funciona como sobremesa saudável
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Intolerância à galactose (ou galactosemia) deve ser tratada através de uma dieta restritiva, sem o consumo de leites e derivados, por exemplo
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Para evitar quedas de pressão, uma boa dica é consumir alimentos como chocolate meio amargo, café e oleaginosas
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Para deixar o seu ovo de Páscoa sem lactose com o formato perfeito, coloque chocolate derretido dentro da forma e leve à geladeira
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