Café

Nome científico: Coffea arabica
O café é a cara do Brasil. Dono de um aroma único e um sabor inconfundível, esse pequeno grão é um dos produtos mais queridos dos brasileiros. Seja em um café da manhã ou em pequenas doses durante o dia, o alimento faz parte irrestrita da nossa cultura alimentar em sua mais diversas formas e composições gastronômicas. Em suma, o café reúne sabor e saúde, em um único momento de degustação.
O café, para ser consumido, precisa ser devidamente torrado. Antes desse processo, os grãos são selecionados, passam por triagem e calibragem. A torra consiste em submeter o grão à elevação progressiva e rápida da temperatura, fazendo com que sua umidade interna chegue a 3%. Durante essa ação, os grãos são mexidos continuamente para que a torra seja uniforme. Esta fase é determinante na característica final da bebida, pois o grau de torra evidencia ou esconde muitas propriedades dessa semente.
Em relação aos seus aspectos nutricionais, nos últimos dois séculos, poucas substâncias foram tão estudadas como o café. Muitas análises confirmam que os efeitos benéficos do café vêm através de seu principal composto ativo, a cafeína. Essa substância, antigamente vista como vilã do organismo, ajuda a estimular o sistema nervoso central, mantendo a atenção e o bom humor, além de facilitar os processos de respiração e de digestão, atenuando a sensação de fome, o que pode contribuir nas dietas de perda de peso.
Alguns estudos sugerem que uma xícara de café pode ajudar a acalmar os sintomas da enxaqueca. Outros dizem que, se consumido em doses regulares, ajudar na ação preventiva de algumas patologias graves, como o Mal de Alzheimer e o Parkinson. O café contém também substâncias antioxidantes, que contribuem para eliminar os radicais livres, defendendo o sistema imunológico.