Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Volta às aulas: 5 dicas para preparar o seu filho para a rotina escolar
Movimente-se 08/08/2017

Volta às aulas: 5 dicas para preparar o seu filho para a rotina escolar

Acabaram as férias escolares. Agosto é mês de volta às aulas e é bom nossas crianças já irem se acostumando à rotina do colégio: acordar cedo, preparar lancheiras saudáveis para levar e comer nos recreios, além, é claro, estudar, estudar muito. Por isso, papais e mamães devem estar atentos e elaborar um plano adequado e funcional aos filhos, para que os pequenos se adaptem aos horários mais rapidamente e de forma natural.

Normalmente, as férias escolares duram duas semanas, 15 dias. Nesse período, geralmente, os pais deixam seus filhos mais livres para diversão, passeios e brincadeiras, e, muitas vezes, esquecem-se de olhar os hábitos saudáveis das crianças, como dormir nos horários certos e se alimentar adequadamente. Por isso, segundo a pedagoga Gabrielle de Castro Carvalho, é preciso antecipar um planejamento e prepará-los para voltar à rotina de responsabilidades:

“O fundamental é ir conversando e preparando as crianças antecipadamente de que os dias de férias estão acabando e mais um novo ciclo de aprendizagem e diversão na escola se iniciará. E, logo, logo, as férias de final de ano chegarão e novas diversões também”, explica a profissional que disponibiliza algumas dicas para esse momento. Confira:

5 dicas para planejar a volta às aulas das crianças

1 – Faça uma contagem das férias: Desde o início das férias faça um planejamento com a criança, deixando anotado até a contagem regressiva dos dias que faltam para acabarem as férias. “Uma dica legal é dispor de um calendário para as crianças marcarem um “X” nos dias de férias que já se foram”, indica a pedagoga.

2 – Monte um cardápio saudável: Prepare as crianças, com uns dois ou três dias de antecedência, incluindo a hora de dormir e de comer. Adeque o almoço e lanches do dia a dia, por exemplo, com ingredientes naturais e orgânicos, frutas, iogurtes, sucos de caixinhas e outros produtos integrais, para amenizar a fome que os pequenos têm de comer “guloseimas”.

3 – Organize o material escolar: Peça para seu filho organizar o material escolar, separar a mochila e os cadernos: “E caso precisem, comprar algum pertence novo. Um lápis, um caderno, uma borracha… Isso também dará um gás para voltar às aulas”, ressalta Gabrielle.

4 – Crie entretenimentos: No último dia de férias, faça, por exemplo, um piquenique no parque, leve as crianças ao cinema ou ao zoológico… Dê preferência por atividades que sejam bem diferentes do convívio escolar, assim quando for a hora de voltar à escola, os pequenos estarão entretidos e com muitas história para contar aos seus coleguinhas de classe: “Não force as crianças a fazerem atividades parecidas com as escolares. A não ser que ela peça ou faça por vontade própria”, alerta a pedagoga.

5 – Organize os horários de dormir: A maior missão dos pais no período de volta escolar é acordar os filhos cedo para saírem para o colégio. Essa “preguiça”, muitas vezes é provocada pela falta de hábito que as férias provocam nos pequenos. Por isso, durante a última semana de descanso, comece a controlar os horários que as crianças vão para a cama, pois dormir bem é fundamental para levantar disposto.

“A rotina de sono fazem com que as crianças não sofram em ter de acordar cedo e cumprir com os horários normais do seu dia a dia”, analisa a profissional.

Qual é o papel dos pais na rotina escolar dos filhos?

Para a Gabrielle de Castro Carvalho, os pais devem demonstrar total interesse pela vida escolar dos filhos. É necessário estar atentos para estimular o desenvolvimento, a autoconfiança e o interesse das crianças em aprender:

“Com a volta às aulas, os pais também precisam se tornar disponíveis para acompanhar o dia a dia escolar de seus filhos. Perguntar quais as novidades e ajudar nas lições de casa incentiva muito no interesse aos estudos. Quando os pais são desinteressados da vida escolar do filho, as crianças sentem e acabam desestimuladas. Por isso, estar “por dentro” da vida das crianças, não só na escola, como em todas as suas atividades, os motiva a gostar mais de tudo que faz”, finaliza a pedagoga.

* Gabrielle de Castro Carvalho é formada em Pedagogia pela UERJ, pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes e pós-graduanda em Psicomotricidade pelo Colégio Pedro II. Gabrielle é professora de Educação Infantil da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro e disponibiliza seu e-mail para contato: gabriellec.carvalho@hotmail.com