Você gosta muito de café? Descubra quantas xícaras nós podemos tomar por dia

Café de dia, no café da manhã, durante o trabalho, depois do almoço, no lanche da tarde e, até à noite antes de dormir... Você já reparou quantas xícaras de café nós tomamos em um dia? Pois é, muitas! Uma das bebidas mais consumidas e apreciadas pelos brasileiros, o cafezinho, além de saboroso e relaxante, é um hábito rotineiro na vida das pessoas. Por isso, para evitar maiores excessos, precisamos ter atenção à quantidade ingerida normalmente. Entenda quantas xícaras de café são recomendadas para um adulto saudável e descubra o que isso traz de benefícios para a nossa saúde.

Segundo a nutricionista Daniella Chein, o café é um grão rico em nutrientes importantes para o nosso organismo e, por isso, é recomendado para uma alimentação saudável. Contudo, o seu consumo deve ser moderado, não ultrapassando quatro xícaras por dia. "De 3 a 4 xícaras de café por dia apontam efeitos positivos no organismo. As xícaras devem se resumir em, no máximo, 400 mg de cafeína/dia", analisa a nutricionista, ressaltando os benefícios da bebida:

"O café contém substâncias antioxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento das células do organismo e inibe o aumento do LDL, o colesterol "ruim". A bebida ainda melhora o funcionamento sistema nervoso central, diminui o sono e é estimulante do músculo cardíaco", explica a profissional.

O consumo moderado de café pode ajudar na prevenção do câncer

Em 2016, A Organização Mundial de Saúde, OMS, retirou o café de uma lista de bebidas que poderiam causar câncer. Atualmente, alguns estudos da área apontaram que o consumo do grão pode ser até um inibidor de tumores no organismo, ajudando na prevenção de diversos tipos da doença. A OMS, no entanto, alerta para a temperatura que a bebida deve ser consumida (não deve ultrapassar os 65ºC), para não causar riscos à saúde.

6 benefícios do café para a sua saúde

1 - Fortalece o sistema imunológico: O café é uma boa fonte de agentes antioxidantes que ajudam a proteger o sistema imune, deixando nosso corpo livre de gripes, resfriados e outras complicações.

2 - Melhora o humor: A cafeína presente em boa quantidade na bebida atua como um antidepressivo, ajudando a diminuir as variações de humor e ainda proporciona sensações de bem-estar.

3 - Previne a enxaqueca: Um simples cafezinho pode ajudar a diminuir essa dor de cabeça tão intensa. A bebida se torna eficaz também pela presença da cafeína que funciona como um analgésico, dilatando os vasos sanguíneos do cérebro. Porém, nada de abusos. A cafeína em excesso pode agravar os sintomas e piorar a crise.

4 - Garante dente saudáveis: Embora muita gente pense o contrário, o café possui taninos (polifenóis de origem vegetal) que previnem a formação de placas bacterianas e melhora a saúde dental.

5 - Pele lisa: Os agentes antioxidantes encontrados no café previnem as ações dos radicais livres e assim, retardam o envelhecimento precoce das células, deixando a pele livre de rugas e marcas de expressão por mais tempo.

6 - Ajuda a emagrecer: O café está na lista dos alimentos termogênicos, logo, seu consumo em um plano alimentar saudável acelera as reações metabólicas do corpo, aumentando assim o gasto calórico e favorecendo a queima de gordura no organismo.

* Daniella Chein (CRN 2003100646) é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro.

Ver mais: Alimentação saudável, Bebidas, Café da manhã

Últimas matérias