Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Você é sensível? Descubra os 6 traços marcantes das pessoas mais emotivas!
Movimente-se 17/03/2017

Você é sensível? Descubra os 6 traços marcantes das pessoas mais emotivas!

Você se considera uma pessoa emotiva? Daquelas que choram ao ver uma cena de um filme romântico, ou que, muitas vezes, sentem-se carentes e dão mais atenção aos sentimentos dos outros do que aos próprios, vivendo sempre de maneira reflexiva pelos cantos? Pois é, as pessoas “à flor da pele” carregam, no dia a dia, os traços bem peculiares de quem coloca o coração à frente da razão. Descubra algumas dessas características marcantes e entenda mais sobre os prós e contras de levar a vida dessa maneira tão intensa.

A primeira ideia que precisamos separar em relação às pessoas emotivas é: sensibilidade não é sinônimo fraqueza! Ou seja, ser sensível vai além das questões de sofrimento. Segundo o psicólogo Igor Teo, todo mundo é sensível, no entanto, as variações ocorrem nos assuntos, questões e, principalmente, na capacidade de equilibrar as reações:

“Aquilo que nos causa reações emocionais não é igual para todos. As pessoas mais sensíveis costumam refletir mais sobre determinadas questões que os demais. Geralmente se preocupam muito com aquilo que estão sentindo, e uma decisão de fazer algo ou não (por exemplo, sair de casa ou assistir um filme) depende muito de como ela intimamente está se sentindo”, explica o profissional que indica os principais traços das pessoas sensíveis. Confira!

6 traços de pessoas emocionalmente sensíveis

1- São muitos intensas: Pessoas sensíveis costumam sentir as coisas de forma mais profunda. “Quando acontece algum problema, elas mergulham na sua intimidade e passam muito tempo pensando naquilo. Vivem de uma maneira quase intuitiva”, analisa o psicólogo.

2 – Têm emoções à flor da pele: Suas reações costumam ser mais emotivas. “Quando acontece alguma coisa, não irão analisar friamente, mas de maneira empática, demonstrando grande preocupação, especialmente quando se trata de um amigo”, explica o profissional.

3 – Curtem momentos de solidão: Muitas vezes confundida com a introspecção, as pessoas sensíveis, às vezes, preferem realizar atividades sozinhas: “Quando em grupo, elas possuem a sensação de que todo mundo está lhe observando”, completa o terapeuta.

4 – Vivem sempre indecisos: Podem demorar muito para tomar decisões. “Como possuem a percepção das sutilezas, mesmo quando não há algo “certo” ou “errado” a ser decidido, as pessoas sensíveis repensam constantemente as consequências de suas escolhas”, reitera.

5- Estão sempre se culpando: Ter a impressão que erradam na escolha, pode causar um grande desconforto: “Também possuem medo de serem criticadas, fazendo de tudo para evitar críticas. Levar a vida com mais leveza é um grande desafio para seu desenvolvimento pessoal”, explica o Dr. Igor Teo.

6 – São extremamente detalhistas: Coisas pequenas e que normalmente passam despercebidas para as demais pessoas podem ser bem irritantes para os emocionalmente sensíveis, como ruídos ou desorganização, por exemplo.

Pessoas sensíveis: Descubra as vantagens dessa sensibilidade!

Para Igor Teo, as pessoas mais sensíveis estão mais próximas do autoconhecimento: “Como não costumam ignorar seus próprios sentimentos, elas conhecem bastante do seu modo de ser e pensar. O que pode ser um grande facilitador para mudanças positivas. Conhecer seu jeito de agir é meio caminho andado para seu desenvolvimento pessoal”, explica o profissional.

“Pessoas sensíveis também costumam desempenhar muito bem o seu trabalho quando conseguem dosar sua sensibilidade. Como possuem um pensamento profundo, conhecem bem aquilo que a carreira escolhida necessita. A sensibilidade também as tornam altamente conscientes. Por conta disto, às vezes são extremamente educadas e atenciosas”, completa o psicólogo.

Cuidados com os sensíveis? A sensibilidade não é ruim!

Para quem julga a sensibilidade como algum ruim no dia a dia, o psicólogo alega que a sensibilidade não é um problema, pelo contrário, deve ser vista como uma característica comum da personalidade, e que nos faz ser quem realmente somos:

“Uma sensibilidade aguçada é uma grande qualidade para determinadas carreiras que lidam com o cuidado do outro, dos sentimentos e das artes. O problema é quando a sensibilidade se manifesta de maneira exagerada. Quando começa a tomar conta da vida, e a pessoa não consegue se desapegar de pensar emocionalmente questões que não devem ser levadas de maneira tão pesada”, indaga.

“As pessoas sensíveis precisam compreender que nem sempre o outro pensa e sente da mesma maneira que ela. Suas percepções tem a ver com consigo mesmas. Então não adianta temer fazer algo porque não sabe como o outro vai pensar, ou ter medo de errar, já que os erros fazem parte da vida. Encarar a vida com mais leveza é a grande dica. Elas possuem o dom de escutar a voz do coração. Os sentimentos são excelentes companheiros quando desfrutamos deles”, ressalta Igor.

Entenda seus sentimentos! A terapia pode ajudar!

Procurar ajuda profissional independe das pessoas sensíveis. A terapia funciona como um meio de organizar seus sentimentos, entendê-los e até mesmo justificá-lo. Por isso, qualquer processo psicoterapêutico que faça a pessoa perceber o peso que tem dado para suas emoções pode ajudá-la a lidar melhor com elas.

“Não se trata de querer calar seus sentimentos, mas melhor escutá-los. Sendo uma pessoa altamente emocional, ela pode estar sendo iludida por seus próprios sentimentos. É preciso seguir a voz do coração para ser feliz, mas de maneira consciente. É muito bom quando podem falar dessas experiências para um profissional, e assim superá-las. Buscar terapia é altamente recomendado quando você sente que não dá para dar conta dos sentimentos negativos”, finaliza o psicólogo.

* Igor Teo (CRP05/48957) é psicólogo formado pela UERJ e disponibiliza seu site para contato e outras informações: https://www.igorteo.com.br/