Você é feliz? Descubra 5 aspectos simples e fundamentais para a felicidade

Risos frouxos, amigos e familiares sempre por perto, uma viagem romântica a dois... O que significa ser feliz para você? Embora a felicidade seja um sentimento muito individual e peculiar, alguns aspectos gerais podem ser notados facilmente nas pessoas que são felizes. Descubra quais são esses sinais e como alcançá-los!

Segundo a psicóloga Gabriela Bandeira, a felicidade é uma emoção básica e muito subjetiva, porém é sempre um estado emocional positivo, com sentimentos de bem-estar e prazer: "Diversos estados e experiências podem gerar felicidade, como amor, saúde, saciedade, segurança, contentamento, são alguns exemplos, porém, cada pessoa tem sua experiência pessoal de felicidade", analisa a profissional, ressaltando:

"Por mais que existam pesquisas que falem sobre felicidade, o que produz felicidade em cada pessoa é particular. As pessoas veem felicidade em coisas diferentes. O que é bom para um, não necessariamente será bom para todos. Então, é importante o questionamento: o que me faz feliz?", completa a Dra. Gabriela. Confira, abaixo, alguns aspectos simples da felicidade:

5 exercícios para ser feliz

1 - Equilíbrio: Quando conseguimos encontrar um equilíbrio entre a nossa vida pessoal, profissional e emocional, aprendemos a lidar melhor com as adversidades do dia a dia, fazendo com que nossos problemas nos afetem menos, tornando nossa vida mais leve e mais proveitosa. Além disso, para amenizar os momentos de tensão, é preciso relaxar, como explica a psicóloga:

"Ter momentos de lazer, livres de qualquer autojulgamento, são extremamente importantes para nossa saúde, bem-estar emocional, felicidade e até produtividade", analisa Dra. Gabriela.

2 - Encontrar prazer nas pequenas coisas: Segundo a psicóloga, geralmente estamos esperando algo grandioso para sermos felizes, como um salário melhor, carro novo, a casa própria... Por isso, é importante estar atento às simplicidade do dia a dia, notar como o dia está bonito, ensolarado e agradecer por isso; um almoço com os amigos no meio do expediente de trabalho, uma mensagem no celular de alguém querido, são apenas alguns exemplos de como a felicidade também está nas pequenas coisas.

"O que estamos perdendo ao viver apenas esperando que acontecimentos grandiosos aconteçam para sermos felizes?", indaga a profissional.

3 - Estar por perto as pessoas que você ama: Parentes e amigos são fundamentais para o nosso bem-estar. Eles são responsáveis por fazerem com que nos sintamos queridos, amados e tornarem o nosso coração mais sensível. Além disso, são pessoas abertas a nos ouvirem caso algum problema surja no decorrer dos dias, facilitando a resolução dessas adversidades com uma opinião diferente, vinda de fora.

4 - Sorrir mais: Uma das mais conhecidas características da felicidade é o sorriso, não só com os dentes, mas com os olhos e com a energia positiva. Naturalmente, as pessoas felizes sorriem mais, possuem um riso frouxo e contagiante, daqueles que conquistam qualquer um à sua volta. Um sorriso sincero, carregado de vivacidade, bom humor e entusiasmo.

5 - Descansar e dormir bem: A felicidade também está associada com o descanso, por isso, dormir é tão importante. As pessoas felizes não possuem dificuldade para relaxar e ter uma boa noite de sono, além disso, é assim que os acontecimentos vão sendo absorvidos pelo nosso cérebro e até encontrando soluções mais facilmente, quando estão longe das tensões e dos problemas.

*Gabriela Bandeira (05/48994) é psicóloga formada pela UFRRJ em terapia cognitiva comportamental.

Ver mais: Bem-estar, Principais matérias

Últimas matérias