Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Você conhece o masala chai? Saiba por que passar a preparar essa bebida indiana
Guia Culinário 23/08/2018

Você conhece o masala chai? Saiba por que passar a preparar essa bebida indiana

Você já ouviu falar no masala chai? Também conhecido simplesmente como “chai”, essa bebida teve origem na Índia e ganhou o mundo ao apresentar uma união de sabores e nutrientes. Afinal, era justamente nesse país que os antigos exploradores marítimos iam buscar as tão preciosas especiarias – e sim, elas estão presente nesse “chá indiano”.

Como é preparado o masala chai

Tudo bem, mas por que o masala chai é tão diferente assim? Bem, de uma forma bem simplificada o chá tradicional nada mais é do que a infusão de um determinado alimento com propriedades medicinais. Ele pode ser preparado com camomila, erva-doce, erva-cidreira ou tantos outros ingredientes. Já no caso do chai, o chá preto é o mais usado, embora não seja obrigatório. Aliás, quanto maior a concentração de cafeína melhor. Por isso ele é mais indicado para quem precisa de energia do que para aqueles que buscam relaxar.

Mas a maior característica do masala chai definitivamente é o uso de especiarias. Gengibre, noz-moscada, cravo e canela são algumas das mais utilizadas, mas até a pimenta pode entrar nesse preparo. Se você já estava pensando em ferver a água é melhor pensar de novo, porque essa bebida é preparada com leite! Pois é, esse hábito britânico de tomar chá (preferencialmente preto) com leite foi justamente herdado da Índia!

A grande questão é que existem várias formas de preparar o chai, por isso a dica é simplesmente fazer a infusão com os seus ingredientes favoritos e depois adoçar da forma que preferir. Se ainda assim não tiver confiança na sua própria receita, você pode preparar o chai com bebida de arroz com quinua e coco, bebida indica inclusive a intolerantes a lactose.

Benefícios do masala chai

Quanto maior o número de especiarias maiores as vantagens do masala chai. Afinal, cada um dos seus ingredientes possui um benefício diferente, e todos eles são somados no preparo da bebida. O leite, por exemplo, é uma grande fonte de cálcio, o que deixa os ossos e dentes mais fortes. Também é rico em vitamina A, que é boa para o cabelo, para a pele e para a visão, e em vitaminas do complexo B, que ajudam no bom funcionamento do corpo de uma forma geral.

Em relação às especiarias, seus benefícios variam muito, já que estamos falando de diferentes alimentos. Ainda assim, ajudam a regular o intestino, evitando a constipação, e possuem propriedades antioxidantes. Isso significa que combatem os radicais livres, agentes que quando aparecem em excesso no nosso corpo podem causas danos graves à nossa saúde – como colaborar para o surgimento de um câncer. Além disso, antioxidantes também deixam o sistema imunológico mais fortalecido, evitando os sintomas de doenças. Também vale destacar que o masala chai é uma bebida quente, e portanto sua versão descafeinada funciona como um ótimo calmante.