Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Você conhece a crepioca? Saiba mais sobre a nova mania da alimentação saudável
Guia Culinário 06/04/2016

Você conhece a crepioca? Saiba mais sobre a nova mania da alimentação saudável

Quando falamos em evolução da gastronomia saudável, a tapioca, com suas diversas possibilidades e variedades de composições, aparece como um ingrediente de grande destaque em receitas e criações culinárias. Dentre elas, a “crepioca” é a nova queridinha das dietas, sendo uma tendência que ganha cada vez mais público, pela sua praticidade e benefícios nutricionais. Que tal conhecer um pouco mais sobre a crepioca e ter algumas opções para acrescentar no seu dia a dia?

A crepioca é a união da goma de tapioca – feita da mandioca – com o ovo ou leite, transformando em um prato que, dependendo do recheio, é uma excelente fonte de carboidratos, proteínas e vitaminas do complexo B. Práticas e com poucas calorias, essas possibilidades de composições vão de receitas doces e salgadas, trazendo sempre mais saciedade ao organismo, em alimentos sem gordura e livre de glúten.

“Além de suas características nutricionais, possui a facilidade de se adaptar tanto a receitas salgadas como a doces, é fácil e rápida de ser preparada, podendo ser uma ótima opção para dias em que se deseja ter uma refeição de qualidade, mas se está com pouco tempo para fazer uma preparação.” ressaltou a nutricionista Luciana Novaes , apresentando 4 receitas incríveis de crepioca. Veja abaixo!

Confira 5 receitas de crepioca para incrementar o seu cardápio

Crepioca de queijo

Ingredientes:

– 1 ovo

– 1 clara

– 1 colher (sopa) de tapioca

– 1 colher (sopa) de requeijão

– 2 colheres (sopa) dequeijo Cottage

Modo de preparo:

Bata em um liquidificador ou em um mix o ovo, a clara, a tapioca, o requeijão. Em uma frigideira antiaderente, aquecida em temperatura média pra baixa, despeje a massa e faça como uma omelete. Deixe até a cor ficar dourada. Coloque a crepioca em um prato e espalhe o queijo Cottage. Dobre ao meio para que fique no formato comum de como a tapioca é feita.

Crepioca de atum

Ingredientes:

– 1 ovo

– 2 claras

– 3 colheres (sopa) de tapioca

– Tempere com ervas

– 3 colheres (sopa) de atum cozido desfiado

– ½ tomate picado

– 1 colher (sopa) de ervilha

Modo de preparo:

Bata em um liquidificador ou em um mix o ovo, a clara, a tapioca e as ervas. Em uma frigideira antiaderente, aquecida em temperatura média pra baixa, despeje a massa e faça como uma omelete. Deixe até a cor ficar dourada. Reserve. Leve o atum, o tomate e a ervilha em uma panela e aqueça até que todos os ingredientes estejam bem misturados. Coloque a crepioca em um prato e espalhe o recheio. Dobre ao meio para que fique no formato comum de como a tapioca é feita.

Crepioca funcional

Ingredientes:

– 1 ovo

– 1 clara

– 1 colher (sopa) de tapioca

– ½ colher (sopa) de chia

– ½ colher (sopa) de linhaça

– ½ colher (sopa) de manjericão

– ½ colher (sopa) de tomate picado

Modo de preparo:

Bata em um liquidificador ou em um mix o ovo, a clara a tapioca. Depois misture em uma tigela essa massa com a chia, a linhaça, o manjericão e o tomate. Em uma frigideira antiaderente, aquecida em temperatura média pra baixa, despeje a massa e faça como uma omelete. Deixe até a cor ficar dourada. Coloque a crepioca em um prato e se quiser dobre ao meio para que fique no formato comum de como a tapioca é feita.

Crepioca de frango

Ingredientes:

– 1 ovo

– 1 claras

– 2 colheres (sopa) de leite

– 3 colheres (sopa) de tapioca

– Tempere com ervas

– 3 colheres (sopa) de frango cozido desfiado

– ½ tomate picado

– 1 colher (sopa) de milho

Modo de preparo:

Bata em um liquidificador ou em um mix o ovo, a clara, a tapioca, o leite, e as ervas. Em uma frigideira antiaderente, aquecida em temperatura média pra baixa, despeje a massa e faça como uma omelete. Deixe até a cor ficar dourada. Reserve. Leve o frango, o tomate e a ervilha em uma panela e aqueça até que todos os ingredientes estejam bem misturados. Tempere com sal a gosto. Coloque a crepioca em um prato e espalhe o recheio. Dobre ao meio para que fique no formato comum de como a tapioca é feita.

Crepioca de banana

Ingredientes:

– 1 ovo

– 1 clara

– 2 colheres (sopa) de tapioca

– 1 banana cortada em rodelas

– 1 colher (sobremesa) de canela em pó

– 1 colher (sopa) de mel

Modo de preparo:

Bata em um liquidificador ou em um mix o ovo, a clara e a tapioca. Em uma frigideira antiaderente, aquecida em temperatura média pra baixa, despeje a massa e faça como uma omelete. Deixe até a cor ficar dourada. Coloque a crepioca em um prato, passe o mel, cubra com a banana e salpique a canela por cima. Dobre ao meio para que fique no formato comum de como a tapioca é feita.