Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Você bebe muito leite? Descubra 6 curiosidades sobre essa bebida
Taeq Indica 05/09/2017

Você bebe muito leite? Descubra 6 curiosidades sobre essa bebida

Você bebe muito leite? A bebida está presente na nossa alimentação desde os primeiros dias de vida e, por ser fonte de importantes nutrientes, é recomendada para refeições saudáveis e equilibradas. Porém, o leite é alvo de mitos e verdades sobre os benefícios, fazendo com que apareçam diversas dúvidas. Descubra o que é mito e o que é verdade sobre o leite na alimentação.

De acordo com a nutricionista Daniella Chein, o leite é uma bebida que deve estar presente na nossa vida, independente da idade, seja ele de origem vegetal ou animal. “O leite é uma fonte ideal de nutrientes como as vitaminas A, B12 e D, cálcio, carboidratos, selênio, zinco e riboflavina. A bebida de origem animal também é uma boa fonte de proteína de alta absorção“, explica a profissional.

6 mitos e verdades sobre o leite na alimentação

1 – “Tomar leite depois de praticar exercícios físicos é bom”

Verdade

Segundo Daniella Chein, um estudo realizado pela Universidade do Canadá constatou que mulheres que bebem dois copos grandes de leite por dia, após a sua rotina de musculação, ganham mais massa muscular e perdem mais gordura em comparação a mulheres que bebem energéticos.

2 – “Pessoas com gastrite devem evitar tomar leite”

Verdade

Porém, a forma de consumo deve ser levada em consideração como explica Daniella: “O consumo isolado da bebida deve ser evitado por provocar um aumento no suco gástrico para digestão dos nutrientes”, completa a nutricionista.

3 – “O leite deveria ser evitado na alimentação”

Mito

Assim como todo alimento, há contradições para seu consumo: “Prevalecem os estudos e especialistas que afirmam que o leite só deve ser evitado em caso de alergias. E para esses casos existem os leites especiais”, analisa Daniella.

4 – “A ingestão de leite causa pedras nos rins”

Verdade

O cálculo renal está relacionado a ingestão do cálcio, mineral presente em abundância no leite e derivados. Porém, excluir o alimento totalmente pode acarretar outras complicações. Por isso, aumente a ingestão de água, sem diminuir a quantidade de leite.

5 – “O leite desnatado é somente leite integral com água adicionada”

Mito

O leite desnatado se diferencia do integral pela quantidade reduzida de gorduras e colesterol. Os nutrientes de ambos os alimentos não são alterados.

6 – “A ingestão do leite favorece o ganho de peso”

Verdade

Não só o leite como os derivados possuem calorias e gorduras que favorecem o ganho de peso. Porém, algumas versões – desnatado ou semidesnatado – podem ajudar a manter o peso ideal sem a necessidade de abrir mão do alimento.

Cuidados e recomendações de consumo do leite

Daniella Chein destaca a importância de estar atento aos rótulos, analisando os aditivos e conservantes, além das gorduras presentes. O tempo de conservação também é importante. “Para consumir o leite sem problemas devemos conservar na geladeira por no máximo três dias e, enquanto fechado, armazenar em local seco”, finaliza a profissional.