Viver sem glúten: Veja 7 benefícios para quem adere esse tipo de alimentação

Muito se ouve falar em glúten: dieta do glúten, intolerância ao glúten, cortar de vez o glúten da alimentação, faz bem, faz mal... E por aí vai. A grande verdade é que essa proteína vegetal, encontrada nos mais diversos produtos feitos à base do trigo, do centeio e da cevada (pães, bolos, biscoitos, cerveja, etc) pode ser tranquilamente substituída em nossa rotina alimentar, inclusive gerando muitos benefícios à saúde.

Embora, de início, pareça difícil cortar totalmente os produtos com glúten das nossas vidas, as vantagens em aderir esse tipo de alimentação são bem representativas e imediatas. Dentre esses fatores, a diminuição do consumo de alimentos industrializados, por si só, já garante boas perspectivas à saúde. Mesmo assim, antes de retirá-la completamente da alimentação, é necessária uma avaliação clínica e uma orientação profissional, como explica a nutricionista Carolina Xavier: "Retirar o glúten da dieta somente com exames específicos, sob orientação e acompanhamento de um profissional de nutrição", recomenda a especialista.

Excluir o glúten é uma forma de ter uma alimentação mais saudável e melhorar o funcionamento do organismo. Confira algumas vantagens dessa dieta do glúten que a Dra. Carolina Xavier separou:

Veja 7 benefícios de uma vida sem glúten

- Há melhora na digestão, contribuindo para redução de sintomas de diarreia, refluxo e cólicas intestinais causadas pela sensibilidade ao glúten.

- Perda de peso de forma rápida, pois a maioria dos alimentos fonte de carboidrato possuem glúten;

- Reduz inflamações causadas por doenças autoimunes, artrites e problemas intestinais;

- Diminuição da fome e compulsão;

- Combate a obesidade;

- Diminui alterações de ph que provocam danos aos ossos;

- Previne o aparecimento de osteoporose e anemia nas pessoas que apresentam a sensibilidade ou alergia a proteína do glúten e que acabam comprometendo o funcionamento normal do intestino.

*A nutricionista Carolina Xavier explica mais sobre essa e outras questões nutricionais através de seu blog Transborde Saúde

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos sem glúten, Bolo, Alimentos orgânicos, Carboidratos

Últimas matérias