Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Vitamina E: Confira uma lista com 7 alimentos indispensáveis para sua saúde
Guia Culinário 24/11/2016

Vitamina E: Confira uma lista com 7 alimentos indispensáveis para sua saúde

Você sabe quais são os benefícios da vitamina E e onde podemos encontrá-la? Essa substância desempenha um papel fundamental para a manutenção do nosso corpo e é essencial para combater microorganismos que causam doenças. Confira 7 alimentos que, além de enriquecerem a sua alimentação saudável com a vitamina E, trazem diversos outros benefícios para a sua saúde!

Segundo a nutricionista Carolina Baliere, a vitamina E também é conhecida como tocoferol, uma vitamina lipossolúvel, ou seja, precisa de gorduras para ser absorvida, tornando imprescindível o consumo de gorduras boas no nosso dia a dia. A profissional destaca os benefícios da substância para o equilíbrio do nosso organismo:

“A vitamina E ajuda tanto no bem-estar do corpo, como prevenção e tratamento de doenças. Seja para produção de espermatozoides ou no combate aos metais tóxicos do organismo, a vitamina pode atuar na prevenção do câncer, por ser um potente antioxidante, auxiliando também no combate de radicais livres que afetam o nosso organismo. Além disso, previne a arteriosclerose, inflamações das articulações e protege o fígado”, explica a nutricionista que destacou 7 alimentos ricos em vitamina E.

7 alimentos ricos em vitamina E

1 – Mamão: Por ser fonte de vitamina E, além de vitamina C e minerais como cálcio, ferro e potássio, a fruta é responsável por melhorar a saúde da pele, deixando-a mais bonita e saudável, além de fortalecer o nosso sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados.

2 – Pistache: Conhecido por seus benefícios à saúde cardiovascular, o pistache é rico em antioxidantes que ajudam a reduzir os riscos das doenças cardíacas, como derrame e AVC. Além disso, o consumo regular desse tipo de castanha também é associado a uma boa digestão, já que o pistache é rico em fibras alimentares, que favorecem o funcionamento do sistema digestivo.

3 – Castanha do Pará: Associada à prevenção do câncer, as castanhas são ricas em selênio, mineral que atua na proteção das células, prevenindo a propensão da doença na bexiga e na próstata. A castanha do Pará também é fonte de magnésio e fósforo, minerais importantes para nosso bem-estar e para o desenvolvimento dos nossos ossos e dentes.

4 – Abacate: Fonte de gorduras boas para o nosso organismo, a fruta é responsável por fornecer diversos nutrientes que atuam em prol do nosso bem-estar. Além da vitamina E, também podemos encontrar as vitaminas A, do complexo B, C e minerais como cálcio, ferro e fósforo, que agem prevenindo as doenças cardiovasculares e diminuindo os índices glicêmicos.

5 – Amêndoas: Considerada um superalimento, as amêndoas fornecem fibras, proteínas, gorduras boas, vitaminas e minerais para o nosso organismo, prevenindo doenças como o câncer e o diabetes. Além disso, a amêndoa melhora a saúde dos nossos ossos e dentes, beneficia o cérebro e aumenta os níveis de energia do corpo.

6 – Amendoim: Como petisco, lanchinho ou em doces, os amendoins são super bem vindos no nosso dia a dia. Além de ser saboroso, esse pequeno alimento contribui para a uma alimentação saudável incluindo a vitamina E, proteínas e minerais que agem auxiliando o bom funcionamento do coração, da memória e aumentando a fertilidade feminina.

7 – Nozes: Popular principalmente na época do Natal, essa oleaginosa, além de gostosa, é fonte de gorduras boas para o nosso organismo. Rica em ômega 3 e 6, as nozes favorecem o bom funcionamento do sistema cardiovascular, protegem contra o câncer e podem proporcionar um sono tranquilo.

Como e quando consumir alimentos ricos em vitamina E?

A substância é fundamental para o nosso organismo, portanto, consumi-la em pequenas porções no decorrer do dia é essencial para adquirir os benefícios que a vitamina E pode proporcionar ao corpo. A Dra. Carolina Baliere indica:

“Para acrescentar na sua alimentação, seria interessante ao menos consumir cerca de três tipos de alimentos com fontes de vitamina E ao dia. Nos lanches da tarde, pode ser consumida como um mix de castanhas, uma porção de abacate ou mamão picadinho, por exemplo”, finaliza a profissional.