Vinagre para os cabelos: Saiba como esse ingrediente fortalece os fios capilares

Cabelos limpos, sedosos, brilhantes e sem quedas também se conquista com uma boa alimentação. Tanto que diversos ingredientes do nosso dia a dia são as bases de xampus, cremes e cosméticos para o fortalecimento dos fios capilares. E, dentre eles, o popular vinagre é um dos mais poderosos ajudantes para deixar o couro cabeludo sempre com aspectos joviais, hidratados e volumosos.

Conhecido por temperar os alimentos e amaciar os mais diversos cortes de carnes vermelhas, o vinagre também possui outros benefícios que vão além da culinária, como, por exemplo, lavar os cabelos. Segundo a vlogger e cabeleireira Lu Carrilho, o uso do produto pode beneficiar a saúde capilar de várias formas:

"Graças ao seu pH baixo, o vinagre ajuda na limpeza do couro cabeludo, prevenindo inflamações e fungos nessa região. Ele também sela as cutículas do cabelo, o que dá maciez, brilho e menos volume, já que auxilia na diminuição do frizz", explica a profissional esclarecendo, abaixo, outras dúvidas sobre a prática de utilizar vinagre nos cabelos:

- Como se deve aplicar o vinagre nos cabelos?

Depois de lavar e condicionar os cabelos normalmente. A última água de enxágue deve ser a mistura do vinagre de maçã com água. Para 1 copo de água filtrada, adiciona-se 15ml de vinagre. Não há necessidade de enxaguar novamente.

- Com qual regularidade pode passar vinagre nos cabelos?

Tudo o que é demais, sobra! Por ter o pH ácido, não é recomendado usar o vinagre com muita frequência. Se seu cabelo estiver muito danificado, use a cada 15 dias. Em casos de cabelos mais saudáveis, pode ser usado 1 vez ao mês e nos dias em que o cabelo passar por um processo químico.

- O vinagre é indicado para todo tipo de cabelo?

Sim, o vinagre pode ser usado em todos os tipos de cabelos. Mas, não exagere no uso. Por ser um acidificante, o vinagre de maçã pode deixar os fios muito leves, secos e quebradiços ao longo do tempo.

Outros usos do vinagre para os cabelos

- Para limpeza do couro cabeludo, use uma medida de água e a mesma de vinagre. Aplique no couro cabeludo com algodão e massageie por 5 minutos. Lave como de costume.

- Adicione vinagre ao condicionador (vinagre em menor proporção), aplique nos fios, massageie e deixe agir por 3 minutos. Enxágue normalmente.

Vinagre de maçã é o mais indicado para hidratar os cabelos

Os vinagres são conhecidos por serem boas fontes de antioxidantes. Porém, o vinagre de maçã é o mais indicado, porque além desses agentes, ele possui uma substância chamada ácido málico, original da fruta que é ácida. O vinagre de maçã ainda contém um pouco de pectina e sais de potássio, que torna o produto um hidratante que dá brilho aos fios. Por ser natural, feito a partir de suco de maçã que passa por um processo de fermentação por leveduras e bactérias chamadas acetobacter, o vinagre mantém essas propriedades e consegue transferi-las para o couro cabeludo.

* Lu Carrilho é Hair Stylist, maquiadora e Youtuber. A profissional disponibiliza suas redes sociais para contato e outras informações: Instagram: lucarrilho_makeup e Youtube: Lu Carrilho

Ver mais: Bem-estar, Alimentação saudável, Carne, Acompanhamentos

Últimas matérias