Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Vinagre orgânico é o mais saudável? Confira os seus 5 principais benefícios!
Guia Culinário 07/06/2017

Vinagre orgânico é o mais saudável? Confira os seus 5 principais benefícios!

Se existe um alimento importante para aguçar o sabor das nossas receitas, esse ingrediente é o vinagre! Extremamente versátil, o produto é utilizado para temperos, marinar e até aumentar o tempo de durabilidade do vegetais que compõem as saladas e outros pratos tradicionais do dia a dia. E, com tantas opções e tipos de vinagres (vinagre de maçã, balsâmico, etc), a versão orgânica é a alternativa mais saudável para incorporar às preparações. Descubra os benefícios do vinagre orgânico e veja como utilizá-lo da melhor forma!

Vinagre vem do francês “vin aigre”, que tem como tradução “vinho ácido” ou “azedo”, já que é um derivado do vinho, da cerveja ou de outras bebidas alcoólicas. Obtido através da fermentação do ácido acético contido nessas bebidas, o vinagre pode ser orgânico, balsâmico, de maçã, agrin, de vinho branco ou tinto. É um produto benéfico para o nosso organismo, já que possui propriedades importantes, pouquíssimas calorias e ainda pode ser um bom substituto para o sal, como explica a nutricionista Natália Vignoli:

“Qualquer produto orgânico é melhor. A isenção de contaminantes, pesticidas, antibióticos etc. Os benefícios são diversos: por ser fermentado, é menos agressivo ao corpo e favorece o crescimento e manutenção das bactérias boas do intestino. Além disso, alguns estudos mostram que reduz a glicemia, mantendo a insulina controlada. Isso favorece a melhora dos quadros de diabetes. O vinagre também é um excelente antifúngico”, explica a nutricionista.

5 benefícios do vinagre orgânico para sua saúde

1 – Retarda o envelhecimento das células: O vinagre orgânico é uma boa fonte de quercetina e catequinas, substâncias responsáveis por prevenir o envelhecimento precoce das células, melhorar a imunidade e diminuir os riscos de inflamações e alergias no organismo.

2 – Livre de substâncias nocivas: Por ser um produto fermentado, o vinagre não possui, corante, conservantes, essências ou aditivação, tornando um alimento benéfico e sem restrição de uso para todos os grupos de pessoas.

3 – Atua no funcionamento do intestino: Ainda que em poucas quantidades, é possível encontrar no vinagre orgânico a presença das fibras alimentares, que são responsáveis por proporcionarem saciedade e ainda melhorarem o funcionamento do trânsito intestinal.

4 – Beneficia a saúde dos olhos: O vinagre orgânico, principalmente o de maçã é fonte de betacaroteno, mesma substância encontrada na cenoura, responsável por beneficiar os olhos, prevenindo a degeneração macular, a perda da visão e outras complicações.

5 – Mantém o coração saudável: O vinagre também é uma boa fonte de potássio, mineral que garante uma boa saúde ao músculo cardiovascular, prevenindo doenças como infarto, derrame, AVC e outras. Já que possui a função vasodilatadora, também atua no controle da hipertensão arterial.

Vinagre orgânico para favorecer o emagrecimento saudável

Água com vinagre em jejum, já ouviu falar que emagrece? Pois bem, a prática que se tornou muito comum para quem deseja perder alguns quilinhos viralizou pelo mundo e virou “moda” em dietas. A nutricionista Natália Vignoli explica as razões, com ressalvas:

“Alguns estudo americanos sugerem o consumo do vinagre de cidra de maçã com água, em jejum. A razão disso seria o controle da glicemia. Mas acho que como um bom tempero de salada, basta! Para o consumo, não há restrição e não tem uma quantidade específica. Alguns sugerem 2 colheres de sopa/dia, mas o uso habitual, dentro de uma alimentação saudável é suficiente”, finaliza a profissional.