Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Vinagre de frutas, de vinho e de álcool: qual o melhor tipo para cada receita?
Guia Culinário 18/07/2018

Vinagre de frutas, de vinho e de álcool: qual o melhor tipo para cada receita?

O vinagre é o ingrediente responsável por dar um tempero a mais à comida, desde saladas a carnes de diferentes tipos. E além de dar o toque final a alguns pratos, também pode funcionar como um verdadeiro aliado em tarefas domésticas – como remoção de gordura e odor, por exemplo. Mas você sabia que não existe só uma versão do produto? E entre as mais comuns temos três: vinagre de frutas, de vinho e de álcool. Conheça cada uma delas e entenda as suas diferenças para saber quando apostar em cada uma:

Vinagre de frutas é rico em vitaminas do complexo B e tem sabor agridoce

O vinagre de frutas é rico em nutrientes importantes para o organismo, que variam de acordo com o sabor em que ele aparece. O de maçã – que também recebe o nome de sidra – é um dos mais utilizados dessa versão, e se destaca por apresentar substâncias antioxidantes e diversas vitaminas, incluindo as do complexo B. Feito a partir da fermentação do suco das frutas, esse tipo de vinagre funciona muito bem em alimentos que pedem um toque agridoce, como é o caso de algumas saladas.

Vinagre de vinho ajuda a reduzir o colesterol e a prevenir o câncer

De cor mais escura e formulação mais pura, um dos maiores benefícios do vinagre de vinho é a presença dos flavonóides – que, além de serem responsáveis pela coloração do produto, trazem efeitos positivos para a saúde. Dentre eles está a diminuir o colesterol ruim, ter ação anti-inflamatória e até a prevenir o câncer, já que consegue inibir as enzimas que favorecem o tumor. Pode aparecer na versão vinho branco e vinho tinto, sendo a primeira ideal para saladas e a segunda mais indicada para deixar as carnes com um sabor a mais.

Vinagre de álcool possui sabor mais forte, sendo também usado para substituir produtos de limpeza

Feito a partir da cana-de-açúcar e com grande quantidade de álcool – como o nome já indica -, esse tipo de vinagre tem duas diferenças marcantes em relação aos demais: o sabor mais forte e o preço mais baixo. Além de ser muito usado em comidas que pedem um tempero extra, como o picles, essa versão do produto é a mais utilizada para substituir produtos de limpeza industrializados. Apesar da aparência transparente, pode aparecer tanto em versões mais claras quanto mais escuras. Vale destacar que possui menos nutrientes do que os demais tipos.