Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Veja os melhores ingredientes para incrementar a sopa e torná-la mais nutritiva
Guia Culinário 30/07/2018

Veja os melhores ingredientes para incrementar a sopa e torná-la mais nutritiva

A sopa é um dos pratos mais lembrados quando a temperatura começa a cair no inverno. Mas, além de combinar com a estação mais fria do ano por ser bem quentinha, ela também aparece como uma boa opção de refeição por funcionar como fonte de vários nutrientes importantes para o organismo – e tudo em uma única refeição!

Como pode aparecer com diferentes versões, o que vai definir que tipo de benefícios serão entregues pelo prato são os ingredientes que você irá adicionar a ele. Em busca de boas opções para deixar a sopa – de legumes, ervilha ou qualquer outro sabor de sua preferência – ainda mais deliciosa e saudável? Então veja as nossas dicas!

Especiarias, como pimenta e gengibre, deixam a sopa com um sabor mais marcante

Para quem é chegado a um tempero mais forte, a dica de ouro para deixar a sopa ainda mais saborosa é a de adicionar alguma especiaria na receita – como pimenta e gengibre, por exemplo. Além de deixar o prato com um gosto bem marcante, esse tipo de ingrediente também tem a vantagem de ajudar a diminuir a quantidade de sódio na refeição – já que o sal pode ser retirado ou usado em pouquíssima quantidade

Sem falar que cada tempero traz um benefício diferente para a saúde. A pimenta, por exemplo, é um alimento termogênico – ou seja, ajuda no processo de emagrecimento por fazer o corpo gastar mais energia – e tem propriedades antioxidantes e analgésicas. Já o gengibre, além de também ser rico em agentes antioxidantes, é bom para digestão e tem um alto valor nutricional pela presença de vitaminas, e de minerais, como cálcio, potássio e magnésio, em sua composição.

Adicionar salsa na receita da sopa ajuda a diminuir o inchaço do corpo

A salsa, também conhecida como salsinha, é muito usada para temperar refeições em geral pelo seu sabor levemente amargo. Por isso, para deixar a sopa mais saborosa, vale muito apostar nesse toque extra para finalizar a receita!

No entanto, o sabor incrível não é o único motivo para adicionar esse ingrediente: a salsa também é recomendada por contar com vários benefícios para a saúde. Um dos principais é o de ajudar a diminuir o inchaço do corpo por melhorar a digestão. Além disso, também é muito recomendada por prevenir gripes e resfriados graças à presença da vitamina C. Tem opção melhor para o inverno?

Flocos de aveia funcionam como tempero e ainda melhoram a digestão

Dá para deixar a sopa ainda mais deliciosa com o acréscimo de alguns flocos de aveia no prato! A hora de colocar o ingrediente é você quem escolhe: pode ser ainda durante o preparo ou já no final, quando a comida estiver pronta para ser servida. Além de ser uma boa opção para variar o tempero, esse cereal tem a vantagem de ser rico em fibras alimentares – que contribuem para uma melhora na digestão e ainda ajudam quem está querendo perder peso por aumentarem a sensação de saciedade depois da refeição.

Dupla alho e cebola confere mais sabor ao prato e deixa qualquer sopa ainda mais saudável

Tanto o alho quanto a cebola são sempre lembrados no tempero da maioria dos pratos – mas reforçar o gostinho incrível que eles proporcionam às refeições e os benefícios de cada um nunca é demais! O primeiro, além do sabor bem característico, se destaca por ter poder antifúngico, prevenir doenças do coração e ainda fazer bem para a pressão arterial. O segundo, por sua vez, ajuda a controlar os níveis de colesterol, tem potássio e ainda melhora problemas respiratórios por conta da presença do flavonoide quercetina.

Semente de chia faz com que a sopa se torne rica em fibras

Outra opção para deixar a sopa ainda mais gostosa e nutritiva é adicionar algumas sementes de chia na hora de servir o prato. Ainda que apareça em pequena quantidade, ela é uma ótima aliada para qualquer dieta por aumentar o teor de fibras da refeição – o que ajuda a garantir uma maior sensação de saciedade e diminuir a retenção de líquidos. E não para por aí: esse superalimento também tem proteínas, cálcio, potássio e ômega 3 – que é responsável por aumentar o colesterol bom e diminuir o ruim, ao mesmo tempo que também previne doenças ligadas ao coração.