Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Vegetarianos vivem mais! Estudos comprovam a eficácia da alimentação sem carne
Guia Culinário 01/03/2017

Vegetarianos vivem mais! Estudos comprovam a eficácia da alimentação sem carne

É possível viver sem carne? Sim é! E não só é viável como, de acordo com a ciência nutricional, até ajudar a prolongar a vida! De acordo com quase 40 estudos feitos por pesquisadores japoneses (que foram divulgados nessa última semana) sobre a alimentação vegetariana, ficou comprovado que os adeptos desse estilo de vida, voltado ao consumo de folhas, frutas e vegetais, vivem mais tempo e com muito mais saúde. Nessas análises, os cientistas encontraram 6 fatos relevantes para corroborar com a tese. Confira, abaixo, um por um!

6 motivos que fazem os vegetarianos viverem mais

01 – Pode evitar mortes precoces: Uma pesquisa, realizada com cerca de 70 mil pessoas, apontou que as pessoas vegetarianas possuem 12% a menos de chances de desenvolver problemas no organismo, que levam à doenças, durante as fases iniciais da vida. Uma das razões é que a alimentação sem carne traz menos quantidade de colesterol e gorduras saturadas, o que reduz as possibilidades de doenças crônicas como, por exemplo, a diabetes.


02 – Mantém o peso ideal do corpo:
Já notou que os vegetarianos são quase sempre magros e não possuem aquelas indesejáveis “gordurinhas localizadas” no corpo? Isso se dá porque a dieta sem carne favorece o índice corporal mais baixo, além dos níveis de colesterol também serem menores. O consumo irrestrito de carne, por causa da grande concetração de gordura, costuma ser bem calórico para o organismo.

03 – Relaxa e evita estresses: Quando se melhora o humor, a vida, naturalmente, fica mais leve, fácil e prazerosa de ser vivida. E, até para isso, a alimentação vegetariana contribui. Muito dos nutrientes encontrados nos alimentos naturais, trazem elementos tranqulizadores e que relaxam as funções do cérebro e da musculatura corporal, causando as melhores sensações de bem-estar. Além disso, outros alimentos, principalmente as frutas, possuem a conhecida serotonina, substância responsável por dar muito prazer e ânimo ao organismo.

04 – Equilibra a pressão arterial: Ótima notícia, principalmente para pessoas hipertensas. Quando abdicamos o consumo de carne, a nossa pressão automaticamente começa a se estabilizar. Em um dos estudos citados pelos cientistas japoneses, aponta que, em média, vegetarianos têm pressão arterial mais baixa do que os carnívoros.

05 – Deixa o coração mais forte: Até por conta do equilíbrio da pressão arterial, o vegetarianismo também favorece a saúde cardíaca. Em outra análise, os pesquisadores descobriram que a dieta sem carne diminui em 32% as possibilidades de doenças isquêmicas do coração.

06 – Diminuem as chances de desenvolver câncer:
O vegetarianismo também está na luta contra o câncer! Cientistas americanos descobriram que o consumo de carne pode sim aumentar a incidência de células cancerígenas no organismo e que, a alimentação de folhas, auxilia e muito no combate dessa doença. No estudo, os veganos foram apontados como o grupo de pessoas com menor risco de desenvolver tumores malígnos, principalmente os mais comuns, como o de mama.