Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 16/11/2016

Vegetais congelados perdem os nutrientes? Confira 7 mitos e verdades!

Congelar alimentos se tornou tão comum hoje em dia que, às vezes, não percebemos o quanto essa prática é benéfica para a nossa vida! Contudo, apesar disso, ainda existem muitos mitos e lendas alimentares que cercam o armazenamento dos ingredientes e que, aos poucos, caem por terra pelos estudos e análises da ciência nutricional. Por exemplo: Os vegetais perdem seus nutrientes quando são colocados na geladeira? Descubra a verdade!

Congelar ou não congelar? É normal que apareça algumas questões quanto essa prática, afinal as dúvidas sempre pairam no ar quando alteramos o consumo natural dos alimentos. A nutricionista Cristiane Coronel, contudo, enfatiza à importância do o congelamento como uma ótima opção para uma alimentação saudável quando, lógico, feito de maneira correta:

“Congelar os legumes é útil para aproveitar as sobras ou os vegetais da época, além de facilitar o preparo de saladas e de refeições rápidas. O congelamento de vegetais é uma boa alternativa para guardar esses alimentos por mais tempo e manter seus nutrientes. Quando congelados corretamente, os legumes duram em média de 6 meses, e os temperos, como alho e cebola, duram 1 mês. E desta forma, nós garantimos alimentação natural, sem conservantes e produtos artificiais”, explica a profissional.

Dúvidas frequentes sobre congelar os alimentos

1 – “Os alimentos perdem as propriedades nutricionais no congelamento?”

Verdade – Os alimentos pode perder de 5 à 15% de nutrientes como vitaminas, minerais, fibras e proteínas. “Porém, ainda o congelamento desses alimentos é eficaz para uma alimentação natural e a torna prática”, analisa Cristiane Coronel.

2 – “Qualquer tipo de alimento pode ser congelado?”

Mito – Segundo a nutricionista, algumas frutas delicadas como pera, manga, banana podem alterar cor em baixas temperaturas. “Por isso só podem ser congeladas cozidas, em forma de polpa ou purê. As batatas também perdem sua textura, ficando escuras e esfarelam. Podem ser congeladas somente em forma de purês ou suflês”, explica a profissional.

3 – “Após o congelamento, os alimentos perdem o sabor?”

Verdade – Muitos alimentos podem tanto perder o sabor como cor e textura originais. Porém, com um cozimento e um bom refogado, conseguimos “recuperar” o gosto desses alimentos.

4 – “Alimentos congelados vencem?”

Mito – Alimentos congelados vencem sim, porém após 6 meses de freezer para legumes e verduras e um mês para temperos como cebola e alho.

5 – “Folhas não podem ser congeladas?”

Mito – As folhas podem ser congeladas sim. As de temperos como a salsinha podem ir direto ao freezer. Já a couve e manjericão, por exemplo, devem ser lavadas e escaldadas antes do congelamento.

6 – “Os alimentos devem ser descongelados em temperatura ambiente”

Mito – Os alimentos devem ser descongelados em geladeira um dia antes do preparo. “Caso precise de um descongelamento mais rápido, coloque os alimentos congelados em saquinho fechado e mergulhe em água fria”, explica Cristiane.

7 – “Alimentos temperados não podem ser congelados”

Mito – Alimentos temperados podem ser congelados, mas possuem vida de congelamento curta. Devem ser descongelados e preparados no máximo dentro de um mês.