Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Vamos beijar muito! Descubra 5 benefícios do beijo para a nossa saúde!
Movimente-se 09/06/2016

Vamos beijar muito! Descubra 5 benefícios do beijo para a nossa saúde!

Ah, o beijo… Nada é mais gostoso do que sentir um beijo apaixonado, com aquela vontade que aflora a libido e arrepia a pele só de imaginar. Mas, sabia que além de prazeroso, o ato de beijar é extremamente importante para a saúde? Entenda como o nosso corpo reage positivamente quando estamos beijando e prepare o seu melhor beijo para a chegada do dia dos namorados!

Existem beijos de todos os tipos: românticos, molhados, apaixonados, carinhosos, envolventes… Na verdade, isso não importa. O que vale é que todos eles são prazerosos e trazem muitos benefícios aos que praticam. Cientificamente comprovado, isso acontece porque, durante a ação, o cérebro libera as chamadas “substâncias do bem” (serotonina, dopamina e oxitocina), que nos proporcionam bem-estar físico e emocional. Segundo a psicóloga Mariana Massari, o beijo aproxima sensações de afeição ao ser humano:

“A sensação de ser amado, gostado, valorizado; a segurança no relacionamento; a paixão; aquele gesto que demonstra exatamente o que você sente por aquela pessoa. É uma declaração em gestos. O beijo em um relacionamento maduro passa a segurança do vínculo, até porque muitos casais diminuem a frequência dos beijos apaixonados com o passar o tempo, então quando acontecem, são mais cheios de simbolismo, de paixão”, analisa a profissional.

Quais são os benefícios do beijo para a saúde?

Relaxa e alegra: Durante o beijo, o nível de cortisol, o hormônio relacionado ao estresse, diminui consideravelmente, enquanto aumenta a quantidade de endorfina e oxitocina, que são relacionados ao prazer e bem-estar, tornando o beijo um antidepressivo e relaxante.

Movimenta os músculos: Beijar também é um ótimo exercício! Durante ato, cerca de 29 músculos são movimentados constantemente, trabalhamos cinco nervos e eliminamos de 12 a 18 calorias!

Oxigenação do sangue: Sabe aqueles beijos de tirar o fôlego que deixam até o coração acelerado? Então, durante o aumento dos batimentos cardíacos, melhora-se a oxigenação do sangue, prevenindo problemas cardiovasculares.

Reduz crises alérgicas: Na hora do beijo, produzimo a histamina, responsável pelo alívio de coriza, espirros e secreções.

Previne doenças dentárias: Estimula a produção de saliva, que pode limpar as bactérias nocivas presentes na boca, e ainda reduz o acúmulo de placas bacterianas, diminuindo a possibilidade de cáries.