Vai acampar? O que levar para comer na barraca? Veja 6 dicas práticas

Acampar é buscar bem-estar, por isso, precisa também estarmos atento à alimentação. Saiba o que levar na sua mochila para comer na barraca
Acampar é buscar bem-estar, por isso, precisa também estarmos atento à alimentação. Saiba o que levar na sua mochila para comer na barraca

Ativar o espírito aventureiro, montar a barraca e aproveitar a natureza para fazer trilhas, escalar montanhas e tomar banhos relaxantes em cachoeiras são sinônimos de bem-estar e qualidade de vida. Mas, o que levar para comer? Essa dúvida sempre bate quando começamos a arrumar a mochila e preparar a rotina da viagem. Por isso, veja algumas dicas importantes para se alimentar bem e entrar no clima do passeio de forma saudável e prática.

Sabendo que muitas vezes as regiões dos acampamentos são distantes das cidades e longe dos mercados ou restaurantes é preciso ter muita atenção à alimentação. Ingredientes leves, pouco calóricos, naturais e, principalmente, práticos para preparar e consumir, são essenciais para deixar na barraca ou, até mesmo, levar na mochila. A nutricionista Carine Rodrigues explica:

"O ideal é levar alimentos que não precisam de refrigeração e não estragam com facilidade como, por exemplo, pães, torradas, bolos simples, frutas, frutas desidratadas, oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes e amendoim) e barrinha de cereais. É importante também não esquecer da hidratação. Leve água, água de coco e chás", ressalta a profissional.

Alimentos para levar no acampamento: ingredientes práticos, naturais e nutritivos

1 - Pães integrais: Para o café da manhã ou lanches intermediários, os pães integrais são, além de mais nutritivos, práticos e podem combinar com diversos alimentos, tais como geleias de frutas, queijos ou ovos. Esses pães são ricos em fibras alimentares, o que favorece a saciedade, dando menos fome durante o dia de passeio.

2 - Arroz em saquinhos: Essas versões do alimento já são separadas em porções, facilitando também o tempo de preparo. Você só vai precisar de uma panela pequena, enchê-la de água e esperar cozinhar. Depois de pronto, é só temperar e servir.

3 - Leite em pó semidesnatado ou desnatado: Prático e rápido, basta juntar o leite com água para consumir e completar a primeira refeição do dia ou qualquer outra preparação que necessite da bebida.

4 - Invista nas frutas: Banana, maçã, pêssego, tangerina, pera e morango, por exemplo, são frutas práticas para consumir e que não precisam obrigatoriamente ficar na geladeira. Basta lavar e consumi-las. Elas podem ser boas sobremesas ou completarem o lanche da tarde ou da noite.

5 - Prefira as hortaliças: Alface, rúcula, cenoura, beterraba, brócolis e as oleaginosas (castanhas, amêndoas) que podem ser consumidas in natura, também são práticas e opções nutritivas para compor as refeições do dia.

6 - Proteínas congeladas:
Frango, peixe e até carne bovina podem ser transportados congelados, em bolsas térmicas. É importante, para isso, já deixar temperados para, depois de descongelados, fritá-los em uma fogueira ou em algum fogão que possa dispor.

Dicas e recomendações para quem vai acampar

- Carregue pelo menos uma panela pequena, caso o camping esteja cheio, você não vai precisar esperar liberar a panela para começar a preparar a sua comida.

- Leve um conjunto de utensílios básicos de cozinha que não sejam descartáveis, como garfo, faca e colher, assim, se for cozinhar, não precisará pegar emprestado.

- Dê preferência pelos alimentos mais práticos e que não precisem de muito tempo gasto na cozinha.

- Certifique-se de que no camping tenha geladeira. Assim, você pode se programar para levar alguns alimentos perecíveis para armazenar, como queijos e embutidos. Além de conseguir guardar o prato feito anteriormente, caso sobre, para aproveitar na próxima refeição.

- Ao colocar alimentos na geladeira do camping, coloque seu nome, número da barraca e principalmente a data.

* Carine Rodrigues (CRN 16101174) é nutricionista e disponibiliza suas redes sociais para contato: Facebook e Instagram.

Receitas:
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