Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Turbine a sua saúde com o poder do suco rosa!
Guia Culinário 20/10/2015

Turbine a sua saúde com o poder do suco rosa!

Na “onda” do “Outubro Rosa”, mês destinado à conscientização das pessoas quanto aos cuidados com o câncer de mama, uma bebida que representa muito bem a importância de aproveitarmos os valores nutricionais dos alimentos é o suco rosa. Idealizado, principalmente em dietas funcionais, ele é uma grande fonte para turbinar a saúde, dando mais ânimo, energia, beleza e longevidade ao corpo.

A receita do suco rosa tem como base a beterraba, vegetal que, segundo uma pesquisa publicada no Journal of Applied Physiology, em 2013, tem em sua composição o nitrato – que posteriormente é convertido em óxido nítrico – substância que melhora o desempenho físico, aumentando a oxigenação e diminuindo o esforço necessário, a exaustão, facilitando, assim, a recuperação muscular. Por isso, pode ser considerado um grande aliado para quem pratica esportes e quer ficar em forma.

“A beterraba possui nitrato em sua composição. O nitrato é transformado em óxido nítrico substância que dilata as artérias e aumenta a perfusão de oxigênio e nutrientes para as células do organismo. Com mais oxigênio e mais nutrientes, seu rendimento durante a atividade física melhora e dessa forma você queima mais gordura”, explica a nutricionista Giovana Morbi.

Além dos benefícios para exercícios, a beterraba é excelente para limpeza do fígado, intestino e do sistema digestivo, sendo rica em biotina, uma vitamina que desempenha um papel importante na metabolização de carboidratos, proteínas e gorduras.

Laranja também faz parte do suco rosa

Outro importante ingrediente do suco é a laranja: “A laranja é uma fruta muito conhecida pela capacidade de fortalecer nosso organismo contra gripes e resfriados. Além de eficientes contra resfriados e outras doenças respiratórias, as laranjas também diminuem o risco de úlcera estomacal, pedras nos rins e parecem prevenir até alguns tipos de câncer”, revela a especialista.

Justamente por causa da vitamina C da laranja, o suco rosa é considerado “pró-beleza”, que também contribui para a produção de colágeno, o que adia o envelhecimento, combate a flacidez, fortalece as unhas e cabelos, e ainda ajuda contra as celulites e estrias.

Como fazer o suco rosa?

Os componentes dessa receita têm nutrientes muito voláteis, então, o ideal para evitar perder qualquer um deles é utilizar a beterraba crua e tomar o suco fresco, recém-feito.

Para fazer a receita, bata 1 beterraba pequena crua no liquidificador – fatie antes, para não sobrecarregar o aparelho -, meio copo de água gelada e o suco de uma laranja. “Essas quantidades rendem um copo grande com 70 calorias. O ideal é beber até uma hora antes do seu treino. Você pode acrescentar gengibre também, para aumentar o efeito termogênico do suco e assim queimar mais calorias”, finaliza Giovana Morbi.

Obs: Por mais sedutora que seja a proposta dessa receita, ela só deve ser consumida por que tem hábitos de praticar atividades físicas, pois o suco fornecerá energias que precisam ser queimadas. Pessoas diabéticas também precisam de atenção, pois a beterraba tem grande concentração de açúcar e carboidratos.