Truta com gengibre e molho de soja em cama de quinua

Fácil
30 minutos
4 porções
Truta com gengibre e molho de soja em cama de quinua

O consumo de carnes brancas, principalmente de peixe, é recomendado ao menos duas vezes por semana e é fundamental para quem buscar seguir uma alimentação saudável. Os pescados, especialmente os de águas mais frias, oferecem muitos benefícios à saúde, além de serem menos calóricos. Por isso, nada melhor do que esse delicioso prato de truta com gengibre e molho de soja em cama de quinua , para uma refeição leve e rica em nutrientes!

A truta, como a maioria dos peixes de água fria, é considerada fonte de cálcio, fósforo e ômega-3, e seu consumo está associado à redução da incidência de doenças cardiovasculares. Além disso, sua carne é mais saborosa, delicada e macia, ideal para combinar com molhos suaves, como o de soja.

A soja, aliás, também é rica em nutrientes e proteína vegetal. Dentre seus principais benefícios estão a redução do colesterol ruim, o LDL, e dos efeitos da menopausa. Pela elevada quantidade de cálcio, a soja é conhecida também por evitar a perda de massa óssea.

Outro destaque dessa receita, o gengibre, além de seus efeitos anti-inflamatórios e analgésicos, traz inúmeras vantagens, enriquecendo o prato de sabor e o organismo de nutrientes. Por causa de suas propriedades caloríficas, essa raiz acelera o metabolismo, aumenta a libido e favorece a circulação do sangue.

Já a quinua é considerada uma das melhores fontes de proteína do reino vegetal. Ela é rica em aminoácidos, que têm papel importante na formação dos músculos e na manutenção da saúde do tecido muscular, restaurando-o após a prática de atividade física, por exemplo. Além disso, ela é fonte de ferro, protege os ossos e contribui para o emagrecimento saudável.

Então, por tudo isso, aprenda a preparar esta delícia de prato e surpreenda sua família com muito sabor e saúde!

Modo de preparo

Em uma tigela pequena, misture o suco do gengibre, o molho de soja, a água e o sal. Em uma assadeira, coloque os filés de trutas e regue com o molho. Cubra com papel alumínio e asse no forno pré-aquecido a 220° C durante 20 minutos.

Toste rapidamente o gergelim em uma frigideira antiaderente. Retire as trutas do forno e, com um garfo, corte em lascas grandes e passe no gergelim. Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola e misture a abobrinha, tempere com o sal e desligue o fogo (a abobrinha deve ficar bem crocante).

Misture a quinua e a salsa e deixe esfriar. Distribua a quinua em um prato. Regue com um pouco de azeite e coloque as lascas de trutas por cima. Decore com os ramos de cebolinha francesa. Sirva em seguida.

Informação Nutricional 1 porção de 180g

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 360kcal 18%
Carboidrato 35g 12%
Proteína 25g 33%
Gorduras totais 13g 24%
Gorduras saturadas 3g 14%
Gorduras trans 0g 0%
Sódio 121mg 5%
Colesterol 0mg 0%
Fibra alimentar 4g 16%
Vitamina A 46mcg 8%
Vitamina D 0mcg 0%
Vitamina C 2mg 4%
Cálcio 84mg 8%
Ferro 5mg 35%
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