Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Troca de turnos: Como deve ser a alimentação de quem passa à noite acordado?
Guia Culinário 06/01/2016

Troca de turnos: Como deve ser a alimentação de quem passa à noite acordado?

Trocar o dia pela noite. Essa é a vida dos notívagos, pessoas com hábitos noturnos que, seja pelas jornadas de trabalho, estudos, ou puramente por escolha de estilo de vida, vivem acordados às madrugadas enquanto a grande maioria dorme. Contudo, a “boemia” há de se precaver: a inversão de horário altera nosso relógio biológico e isso requer mudanças de hábitos, principalmente na alimentação. Saiba como se adaptar a essa rotina diferente de forma saudável e o que fazer para manter sua qualidade de vida durante as 24h!

O corpo humano foi programado para funcionar em harmonia com o dia e a noite, suas atividades metabólicas e produção de hormônios tem hora certa para acontece, como um verdadeiro “reloginho”. Segundo a nutricionista Paula Leite de Oliveira, mudar a hora de dormir é muito prejudicial a saúde, principalmente pela dificuldade de manter os horários do descanso e das refeições. Para equilibrar essas funções é preciso disciplina, principalmente na dieta, assim as consequências desses novos hábitos são compensadas e a disposição é mantida enquanto estamos acordados.

“Em termos nutricionais, quem troca o dia pela noite está mais predisposto a desenvolver obesidade pela dificuldade de ação do hormônio leptina (um dos reguladores da sensação de fome), tem maior risco de desenvolver dislipidemia (alteração do nível de lipídios, como o colesterol, no sangue) e desenvolvimento do diabetes pela resistência a insulina. Contudo, é possível manter os níveis de energia quando temos uma dieta equilibrada em todos os nutrientes que precisamos: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Assim conseguimos otimizar o funcionamento do nosso organismo afetando diretamente em nosso rendimento”, garante a especialista.

3 dicas para deixar seu corpo equilibrado 24h!

Tenha uma agenda para suas atividades cotidianas:

Anote a hora das principais refeições e lanches respeitando o intervalo adequado. “Precisamos nos alimentar com regularidade a cada 3 ou 4 horas, com 3 refeições (desjejum, almoço e jantar) e pequenos lanches entre as refeições. Quem trabalha a noite precisa organizar seus horários partindo desse princípio”, sugere Paula.

Escolha o melhor “combustível” para seu corpo:

De acordo com a nutricionista, a melhor forma de se manter saciado e com saúde é optar por lanches pequenos e saudáveis entre as refeições principais. Eles têm a função de manter os níveis de energia ao longo do seu “dia”. “Exemplos de lanches que podemos consumir entre as principais refeições são: frutas, oleaginosas, iogurtes, frutas secas, etc”, aconselha a especialista.

Não exagere em alimentos estimulantes ou bebidas energéticas

Ficar alerta durante toda a noite é difícil, principalmente para quem está trabalhando ou estudando. Para driblar esse obstáculo, as pessoas fazem uso de alimentos ou bebidas energéticas, como o café, que a longo prazo podem gerar riscos à saúde. “Leva ao maior risco em desenvolver arritmias, problemas cardíacos e hipertensão arterial, visto que os energéticos em uso contínuo agem como substâncias que estressam o organismo”, enfatiza a profissional.