Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Trekking ou hiking: quais as diferenças entre esses dois tipos de caminhada?
Movimente-se 16/07/2018

Trekking ou hiking: quais as diferenças entre esses dois tipos de caminhada?

Você já ouviu falar em trekking e hiking? Destaque entre os adeptos do montanhismo (embora a presença de montanhas não seja uma regra), essas duas atividades relacionadas à prática de caminhar na natureza apresentam diferenças bem sutis entre si – mas conhecer cada uma delas é importante para entender a melhor opção para cada praticante.

Em ambas, se exercitar em um momento de imersão na natureza é palavra de ordem! No entanto, a primeira precisa vir acompanhada da prática de camping por se tratar de uma travessia muito longa, enquanto a segunda não exige pernoite por ter curta duração. Saiba mais detalhes para entender melhor cada uma delas!

Trekking exige boa disposição física e precisa de pernoite para ser concluído

Para quem já pratica o montanhismo há algum tempo e está com boa disposição física, o trekking – palavra de origem sul-africana que quer dizer “seguir um trilho a pé” – é uma das melhores opções. No entanto, é preciso estar ciente que a necessidade de parar para acampar ou procurar abrigo em albergues faz parte do pacote – já que essa atividade é feita em percursos longos, que podem precisar de, no mínimo, um período de pernoite para serem concluídos. Sabe aqueles montanhistas com enormes mochilas cargueiras (que você pode ter visto em filmes como “Livre”, por exemplo)? Então, eles estão devidamente equipados com tudo o que precisam para passar a noite fora por conta do longo trajeto do trekking.

Por demandar mais horas – ou até dias – e poder ser feita em trajetos que apresentem obstáculos, o ideal é que seja praticado por quem já tem mais experiência na prática do montanhismo e possui boa forma aeróbica para aguentar todo o trajeto. Além disso, também é recomendado já ter um conhecimento prévio do caminho que será percorrido ou praticar a atividade junto com um guia.

Hiking é indicado para iniciantes por ser feito em trajetos curtos

Se passar a noite em meio à natureza não tem muito a ver com você e sua ideia é praticar o montanhismo de uma maneira mais tranquila, a dica é apostar no hiking. Para começar, sua principal diferença em relação ao trekking é justamente o fato de não precisar vir acompanhado de uma atividade de camping por ter um trajeto menor e, consequentemente, ser de curta duração. Em apenas algumas poucas horas dá para concluir toda a atividade.

Costuma ser feito em parques ecológicos ou qualquer outro espaço que tenha o mesmo ponto de chegada e partida – o que faz com que não haja necessidade de guias, mesmo entre iniciantes. Diferentemente do trekking, não exige muito esforço físico de seus praticantes por ser livre de obstáculos. Então pode-se dizer que acaba funcionando como uma caminhada um pouco maior e relaxante em meio à natureza. Lembre-se apenas que, seja qual for o que você escolher, é preciso tomar bastante água ou isotônico para se hidratar durante o percurso.

Veja mais