Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Treinamento intervalado de alta intensidade: Muito exercício em 10 minutos!
Movimente-se 03/02/2016

Treinamento intervalado de alta intensidade: Muito exercício em 10 minutos!

Praticar atividades físicas regulares é um dos principais mandamentos para seguirmos hábitos saudáveis na vida. Porém, muitas vezes, não sabemos equilibrar a quantidade de exercícios com aquilo que realmente precisamos no dia a dia. Por isso, tanto para fugir do sendetarismo como do excesso, existe o um novo metódo que está virando mania nas academias do Brasil: o treinamento intervalado de alta intensidade é uma modalidade que promete manter o corpo em forma, muita saúde e a monotonia de lado sem congestionar a agenda cotidiana!

Com a escolha dos exercícios certos e determinados por um profissional, a proposta dessa modalidade é, em curto intervalo de tempo – cerca de 10 minutos de esforço -, melhorar o condicionamento físico e manter o tônus muscular. O personal trainer Maurício Camargo explica as diretrizes do método e alguns dos principais benefícios da atividade:

“Esse tipo de treino inclui exercícios aeróbios e de resistência muscular, já que o objetivo principal é trabalhar apenas com o peso do corpo. Para um ganho de força é necessária a inclusão de cargas externas. Uma das principais vantagens desse tipo de treino é o gasto energético muito elevado que, segundo estudos, pode durar algumas horas após o término do treinamento. Fugir da rotina da musculação também pode ser outro fator que atrai praticantes para esse tipo de modalidade”.

Alimentação é essencial para o treinamento intervalado

Os exercícios exigem muito do corpo, mas para conseguir fazê-los com energia e saúde basta cuidar de perto da alimentação. É recomendado que antes do treino seja feita uma refeição leve com carboidratos e a hidratação é essencial durante a atividade. “Para uma alimentação mais adequada pré e pós treino é indicado uma visita ao nutricionista“, aconselha o profissional.

Se você já é praticamente um atleta, o treinamento intervalado de alta intensidade é a alternativa ideal se a rotina ficou apertada mas você não abre mão de manter sua saúde e qualidade de vida. Mesmo assim, é preciso ter em mente que antes de praticar qualquer atividade física a orientação de um profissional de educação física deve ser seguida, para que assim os riscos sejam minimizados:

“Por se tratar de um treino muito intenso é recomendado que o praticante tenha um nível de aptidão física um pouco maior e não seja um iniciante. Também não é recomendado para idosos, obesos, cardiopatas e pessoas em recuperação de lesões. Por isso, esse tipo de treino pode ser perigoso caso seja realizado sem orientação, podendo gerar lesões e problemas mais sérios caso o praticante não esteja apto a este tipo de treino. Também é necessário procurar orientação médica antes de dar início à atividade física”, finaliza o personal trainer.