Tipos de vinagrete: Tradicional, nordestino, oriental e frutas. Saiba como fazer

Quando falamos em vinagrete, logo vem à mente o molho à campanha, não é mesmo? Claro, a clássica mistura de cebola, tomate e pimentão, temperada com vinagre, é uma das receitas mais usadas no dia a dia. Contudo, além do tradicional, existem diversas variações que podem compor tranquilamente a nossa alimentação, como o vinagrete nordestino, oriental e até de frutas... Por isso, descubra um a um, saiba como prepará-los e suas melhores combinações em um plano alimentar saudável e nutritivo.

Perfeito para acompanhar saladas, carnes, peixes e legumes, o vinagrete é um prato muito comum na mesa dos brasileiros. Segundo o Chef de cozinha Pedro Aguiar, embora muita gente confunda o vinagrete com o molho à campanha, a tradicional iguaria é feita apenas com vinagre e azeite, além de alguns temperos para aguçar o sabor dos alimentos:

"A base do molho vinagrete é feito através da emulsão do azeite (gordura) e vinagre (cítrico). A partir daí há diversas outras preparações para acrescentar", analisa o profissional, disponibilizando, abaixo, as receitas dos outros tipos de vinagretes. Veja!

5 tipos de vinagrete para o utilizar na sua alimentação saudável

1 - Vinagrete tradicional: Vinagre de maçã, balsâmico, de arroz ou de limão, duas medidas de azeite e tempere com sal e pimenta do reino. Para emulsificar, deve-se mexer bem até que unifique essa mistura. Pode compor todo tipo de refeição, desde as carnes, peixes e saladas ou simplesmente trazer um sabor mais ácido ao arroz, por exemplo.

2 - Molho à campanha: Com base do vinagrete, nessa versão é usada como ingredientes o tomate (sem sementes), a cebola roxa, o pimentão verde e algumas especiarias a gosto. Embora não seja o tradicional, é o mais conhecido e utilizado na culinária brasileira, principalmente em churrascos.

3 - Vinagrete nordestino: Apesar do nome remeter ao nordeste do país, ele é muito comum no Sul do Brasil, principalmente pelos gaúchos. É bem parecido com o famoso molho à campanha, o que diferencia são os cortes feitos em tirinhas. Pimentão verde, vermelho e amarelo, cebola roxa, tomates sem sementes, vinagre de maçã, azeite, sal e pimenta do reino, coentro e salsinha.

4 - Vinagrete oriental: Feito com manga em cubos, pepino em fatias finas, gergelim preto, vinagre de arroz, azeite, gengibre ralado. É só misturar tudo e deixar na geladeira cerca de uma hora, para apurar o sabor dos ingredientes.

5 - Vinagrete de frutas: Melancia em cubos pequenos, folhas de hortelã, queijo de cabra em cubos, vinagre balsâmico e azeite de oliva. A receita do chef Pedro Aguiar pode ser utilizada para temperar saladas de folhas e não consumida como salada de frutas. Traz um sabor adocicado e muito refrescante ao prato.

Atenção ao consumo: Hipertensos devem controlar a quantidade de vinagrete no prato

Por ser um acompanhamento com uma quantidade de sal considerável, as pessoas propensas à hipertensão ou que já fazem um acompanhamento do controle da pressão arterial, devem ter atenção a quantidade colocada no prato. Além disso, o consumo excessivo de sal não é saudável para nenhum indivíduo, já que pode acarretar o desenvolvimento de doenças no rins, inchaço e mal-estar. Por isso, o recomendado para o consumo de vinagrete, é cerca de quatro colheres, no máximo, em um um prato.

Ver mais: Alimentação saudável, Receitas light em calorias, Carne, Acompanhamentos, Frutas, Vegetais, Legumes

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