Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tapioca doce também é saudável! Veja 6 combinações nutritivas e saborosas!
Guia Culinário 22/03/2017

Tapioca doce também é saudável! Veja 6 combinações nutritivas e saborosas!

Tapioca doce também pode ser saudável! Prática, fácil e muito rápida de fazer, o alimento, típico da culinária brasileira, ganha um espaço mais do que merecido no dia a dia dos adeptos de uma alimentação equilibrada. Extremamente versátil, ele possui combinações incríveis e um grande leque de preparações, principalmente quando acompanhado por ingredientes naturalmente adocicados! Confira quais são essas melhores composições e os benefícios de incluir a tapioca no seu plano alimentar!

Muito utilizada para substituir o pão francês no café da manhã, a tapioca também pode se tornar um lanche gostoso e saudável entre as refeições! Para quem não resiste às receitas doces, por exemplo, o alimento pode ser uma boa opção, desde que seja feito de maneira equilibrada e com ingredientes naturais, como explica a nutricionista Sheilla Basso:

“Um dos grandes problemas de incluir a tapioca na dieta não é a massa em si, mas sim o recheio. Não adianta nada trocar o pão pela tapioca e recheá-la com doce de leite, leite condensado, caso contrário ela irá se transformar em um alimento altamente calórico e rico em gorduras. Por ter basicamente carboidratos, o ideal é que ela seja recheada com fontes de fibras ou proteínas, de modo a balancear os níveis de glicose no sangue”, explica a nutricionista indicando as melhores combinações de recheio:

6 combinações saudáveis para a sua tapioca doce!

1 – Queijo branco com banana e canela: Essa união será altamente benéfica para sua alimentação, uma vez que o queijo branco possui poucas calorias, favorecendo o emagrecimento saudável. A banana é fonte de potássio e fibras, responsáveis por prevenir as doenças cardiovasculares, reduzir a pressão arterial e favorecer o trânsito intestinal. Já a canela ajuda no processo digestivo e controla os níveis de açúcar no sangue.

2 – Morango com iogurte: Seja o morango ou qualquer outra fruta de sua preferência, essa combinação é rica em cálcio, fundamental para a saúde dos nossos ossos e músculos, ajudando no fortalecimento e bom desenvolvimento. Já as frutas são ricas em fibras alimentares, que promovem saciedade, previne a constipação e são fontes de agentes antioxidantes.

3 – Banana assada com cacau em pó: Para quem não resiste ao chocolate, o cacau em pó é um ótimo ingrediente para compor a tapioca. Com poucas calorias, seu consumo ajuda a regular os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea. Versátil, o cacau irá cair bem com a banana, que também é fonte de nutrientes e de energia para o nosso corpo.

4 – Geleias caseiras: Damasco, framboesa, goiaba e cereja são algumas opções disponíveis para compor o seu lanche. As geleias caseiras fornecem os nutrientes das frutas de forma integral para o nosso corpo, proporcionando um bem-estar geral ao organismo e atuando na prevenção de diversas doenças.

5 – Maçã com canela ou mel: Rica em fibras, vitaminas do complexo B e C, a maçã possui um papel fundamental para a prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo. Aliada à canela, seus benefícios incluem propriedades anti-inflamatórias, combatendo problemas respiratórios, diminuindo os níveis de estresse e ansiedade do dia a dia e fornecendo energia para as demais atividades.

6 – Requeijão light com goiabada: Para os amantes dessa dupla, o tradicional Romeu e Julieta também pode estar presente na tapioca. O requeijão, por ser um derivado do leite, fornece uma boa dose de cálcio para o nosso organismo. Já a goiabada, um doce tipicamente mineiro, traz o sabor agridoce ao lanche. Experimente!

Complemento: Em todas as preparações é possível acrescer linhaça, farinha e chia na massa, para enriquecê-la com fibras e tornando a tapioca ainda mais nutritiva.

“A tapioca apresenta alta concentração de amido, não contém glúten, baixo teor de proteínas e gorduras. Por ter baixo índice glicêmico, não contém glúten, baixa concentração de sódio é uma alternativa para diabéticos, celíacos e hipertensos”, finaliza a profissional.

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).