Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tangerina e mexerica: existem diferenças? Descubra os benefícios dessas frutas
Guia Culinário 25/01/2018

Tangerina e mexerica: existem diferenças? Descubra os benefícios dessas frutas

É tangerina ou mexerica? Essa dúvida sempre paira quando o nome dessa suculenta fruta híbrida entre em cena. Muitos acreditam que o nome é uma questão de região, maneira de falar, ou, até mesmo, que a palavra mexerica é um apelido carinhoso dado à tangerina. Mas, o que é de fato? Descubra a verdade e entenda como essa fruta pode trazer diversas vantagens para a sua saúde.

Em linhas gerais, a mexerica é uma espécie específica da tangerina. Ou seja, é um tipo de tangerina, fruto da planta “Citrus deliciosa”, e que tem a característica de ser um pouco menor que uma tangerina normal. Ela se destaca por ter a capacidade de se adaptar bem a climas tropicais, podendo ser colhida o ano todo. Atualmente, o tipo de mexerica mais cultivado no país é a “mexerica do rio”, muito utilizada em óleos essenciais e para dar cor e aroma às bebidas, como isotônicos naturais.

Nutricionalmente falando, as mexericas carregam as mesmas propriedades dos outros tipos de tangerinas, ou seja, é uma rica fonte de vitaminas e minerais que são importantes para o bom desenvolvimento do organismo, já que o nosso corpo não possui a capacidade de produzir essas substâncias. Veja, abaixo, 6 benefícios da tangerina, ou mexerica, para a nossa saúde:

4 benefícios da tangerina para a saúde

– Dá mais energia: Por ser uma fruta cítrica, a tangerina carrega um quantidade generosa de vitamina C em sua composição nutricional. Essa substância é diretamente responsável por dar força ao corpo e energia ao organismo, aumentando a disposição e o ânimo. Por isso, é muito recomendado o consumo dessa fruta no café da manhã, seja em sua forma natural ou como um suco refrescante.

– Previne gripes e resfriados: A tangerina possui uma boa composição de agentes antioxidantes, substâncias responsáveis por defender o sistema imunológico das ações externas de radicais livres (vírus e bactérias) no organismo. O que isso quer dizer? Que o consumo regular dessa fruta ajuda a combater doenças e enfermidades comuns, como gripes e resfriados.

– Ajuda a desinchar o corpo: Também por causa dos agentes antioxidantes, as tangerinas possuem características detox, de limpeza e desintoxicação do organismo, ajudando na queima de gorduras localizadas. O seu consumo também está relacionado à aceleração do metabolismo, ajudando no emagrecimento natural e saudável.

– Combate o envelhecimento: Quem pensa em aspectos estéticos, a tangerina também é uma fonte renovadora. As vitaminas e minerais presentes na fruta ajudam no combate ao envelhecimento precoce das células, promovendo uma pele mais saudável, hidratada e jovial, além de cabelos mais volumosos e fortes.

*Vale ressaltar que mesmo sendo deliciosa e extremamente saudável, o consumo de tangerina precisa ser equilibrado. Principalmente pessoas diabéticas devem ter cuidado para não exagerar, pois ela possui frutose, o açúcar natural de todas as frutas. Procure um nutricionista para indicar o melhor momento e a quantidade de consumo de acordo com as suas necessidades.