Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tamarindo: conheça os benefícios e para que a fruta serve
Guia Culinário 27/12/2023

Tamarindo: conheça os benefícios e para que a fruta serve

Embora não seja tão difundido no Brasil, o tamarindo traz muitos benefícios para o corpo. Afinal, trata-se de uma fruta – embora muita gente não saiba disso –, rica em nutrientes essenciais, como vitaminas do complexo B, C e minerais, que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Acompanhe o texto e saiba por que o tamarindo deve entrar no seu cardápio e ser consumido diariamente!

Para que serve o tamarindo?

O tamarindo é uma fruta que possui alto valor nutricional, pois apresenta grande quantidade de vitaminas do complexo B, C e minerais – como cálcio, ferro, manganês e potássio – e compostos bioativos – como ácido tartárico, fibras solúveis e não solúveis e fitonutrientes – em sua composição.

Devido às suas propriedades antioxidantes, antiácidos e anti-inflamatórios, a fruta é muito indicada para pessoas que desejam manter os cabelos hidratados e protegidos do sol; e para aquelas que precisam reduzir os níveis de colesterol no sangue. E não é só isso, ela também atua na saúde do coração, no sistema digestivo e traz mais uma série de benefícios para o organismo, que pode ser conferido a seguir.

Qual é o valor nutritivo do tamarindo?

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), para cada 100 gramas de tamarindo cru, são encontrados, aproximadamente:

  • 3g de proteína;
  • 0,5g de lipídios;
  • 70g de carboidrato;
  • 6g de fibra alimentar;
  • 40mg de cálcio;
  • zero colesterol;
  • quantidades significativas de ferro, fósforo, zinco, vitamina do complexo B, como B1, B2, e vitamina C.

Em uma mesa, há uma tigela com cascas de tamarindo e um copo com suco da fruta, simbolizando seus benefícios para a saúde

Quais são os benefícios do tamarindo?

Por ser uma fruta com alto valor nutritivo, é capaz de promover uma série de vantagens à saúde. Veja algumas delas:

1. Laxativo e diurético

O tamarindo ajuda a regular não apenas o aparelho digestivo, como também o sistema urinário. Isso significa que a fruta é ótima para pessoas que sofrem com retenção de líquidos ou constipação.

2. Rico em vitaminas do complexo B

O alimento possui muitas vitaminas, como as B1, B2 e B3 – também conhecidas, respectivamente, como tiamina, riboflavina e niacina. Elas ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, dar mais energia e reduzir os níveis de colesterol.

3. Promove hidratação do cabelo e da pele

Por ser muito rico em vitamina C, é ótimo para quem deseja manter a pele e os cabelos hidratados, fortes e resistentes.

4. Auxilia na prevenção da osteoporose

Possui minerais em sua composição, entre eles o cálcio, que é fundamental para a saúde dos dentes e dos ossos – sendo, por isso, muito indicado para pessoas que desejam se prevenir contra a osteoporose.

5. Combate a anemia

O alimento possui ferro, que, por sua vez, é melhor absorvido pelo organismo devido à ação da vitamina C, nutriente também presente na fruta. Por isso, seu consumo é indicado para pessoas que sofrem com anemia ou que estão com déficit desse mineral.

6. É proteico

Outro benefício do tamarindo é que ele é proteico, podendo ser um dos alimentos-chave utilizados por vegetarianos e veganos como alternativa para o consumo diário de proteína.

7. Rico em fibras

Isso significa que dá saciedade e, consequentemente, reduz a compulsão alimentar. Além disso, ajuda a regular o intestino.

8. Indicado a pessoas com pressão alta

Ajuda a reduzir a pressão, o que é ótimo para hipertensos. Ao mesmo tempo, é importante ficar atento. Afinal, ao consumir o alimento em excesso, a pressão pode baixar demais.

Na dúvida, lembre-se sempre que o equilíbrio é o ideal, por isso, procure evitar o consumo em grandes quantidades de qualquer alimento.

Cascas e sementes de tamarindo e um vidro com geleia da fruta, simbolizando quantos tamarindos uma pessoa pode comer por dia

Quantos tamarindos posso comer por dia?

Varia de pessoa para pessoa. No entanto, vale lembrar que a fruta, quando ingerida em excesso pode desencadear problemas, como derrubar repentinamente a pressão arterial.

Portanto, de modo geral, uma a duas colheres de sopa da polpa da fruta diariamente já é o suficiente para se beneficiar das suas propriedades.

Vale destacar que uma alimentação saudável deve conter uma variedade de alimentos, por isso, o tamarindo precisa ser consumido junto a outras comidas para suprir as necessidades nutricionais de cada pessoa.

Qual é a melhor forma de consumir o tamarindo?

Não precisa necessariamente ser consumido em sua forma in natura. Uma boa opção é preparar um suco de tamarindo.

O modo de preparo da bebida é simples, o único cuidado que você precisa ter é o de retirar as suas sementes antes de bater o suco. Você também pode combiná-lo com outras frutas e criar novas receitas, o que vai deixar a bebida ainda mais nutritiva.

Além disso, o tamarindo também pode ser consumido na forma de:

  • polpas: em vitaminas, smoothies e batidas;
  • folhas: como chá, água e suco verde;
  • suplemento.

Como percebido, o tamarindo é uma ótima fonte de nutriente e muito versátil, sendo possível consumi-lo de diferentes formas.

Então, agora que você já conhece os benefícios deste alimento, aproveite para incluir a fruta em sua alimentação. Mas, antes, não se esqueça de consultar um nutricionista para entender as necessidades nutricionais do seu corpo e também saber qual a quantidade diária de consumo, ok?!