Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tai chi chuan é a arte marcial que alia a meditação ao movimento
Movimente-se 27/03/2018

Tai chi chuan é a arte marcial que alia a meditação ao movimento

Quando falamos em artes marciais normalmente pensamos em esportes como karatê, jiu jitsu ou mesmo kung fu, que visam a proteção do indivíduo que os pratica. Mas a verdade é que há outros exercícios que entram nessa categoria e que não utilizam a força contra um adversário. Talvez o melhor exemplo seja o tai chi chuan, que embora utilize movimentos de luta está mais para uma mistura de yoga e meditação.

Como surgiu o tai chi chuan

Em primeiro lugar é preciso destacar que essa se trata de uma arte marcial chinesa, o que significa que possui características em comum com o kung fu, que também é originário do país. Afirma-se que na antiguidade os benefícios da luta para o corpo eram conhecidos, e por isso resolveram criar uma nova arte marcial que se utilizava os mesmos movimentos, mas sem ter como objetivo agredir alguém de alguma forma.

Ying e Yang são as bases do tai chi chuan

Talvez você já tenha ouvido falar no Ying e Yang, as duas forças contrárias que se completam. E é exatamente por seguir os conceitos do taoismo que o equilíbrio é um dos temas centrais do tai chi chuan. Seus movimentos, inclusive, trabalham muito a flexibilidade, algo que se assemelha bastante com a yoga. No sentido espiritual essa ideia de harmonia permanece, já que a arte marcial acredita que é preciso saber contrabalancear o Ying e o Yang para viver bem e ter uma vida equilibrada.

Benefícios da prática para corpo e mente

Lutas costumam estar associadas não apenas à defesa pessoal, mas também a um exercício físico. Nesse segundo caso, o tai chi chuan está longe de ser uma exceção, já que é considerado excelente para a saúde do corpo. Por não exigir muito condicionamento é bem comum que pessoas que já estão na faixa da terceira idade resolvam aderir a essa prática.

Mas não pense que o exercício apenas faz com que essas pessoas façam um exercício leve, já que ele pode ser muito indicado para tratar problemas de saúde. Artrite e artrose, por exemplo, são inflamações nas articulações que causam muita dor e geralmente aparecem em pessoas mais velhas. Como os movimentos do tai chi chuan são lentos, eles permitem que esses idosos consigam mexer as articulações aos poucos, causando uma melhora significativa sem que a pessoa tenha sentido dor. Não é à toa que a China o considera a sua prática medicinal e passou a oferecer aulas gratuitas para a terceira idade.

Outra questão importante do tai chi chuan está relacionada ao aspecto mental. Embora seus movimentos sejam lentos, eles necessitam extrema atenção, algo que ajuda a dar foco a quem o pratica e ainda permite que a pessoa tenha uma boa memória. Além disso, ele combate problemas muito comuns de grandes cidades, como o estresse e a ansiedade, em grande parte graças à atenção dada à respiração. Não é à toa que para muitos ele é considerado uma forma de meditação.

Tai chi chuan é muito indicado a mulheres que entraram na menopausa

Como uma vantagem adicional, a prática ainda é indicada para aliviar os sintomas causados pela menopausa. O principal deles está relacionado à densidade óssea, que pode se tornar mais precária após essa alteração hormonal natural da mulher. Ao manter uma boa resistência muscular, o tai chi chuan acaba reduzindo as chances de desenvolver tanto a osteoporose como algumas inflamações, que podem gerar, por exemplo, artrites.

Veja mais