Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sucos integrais de caixinha: Opções mais saudáveis para o lanche do seu filho!
Guia Culinário 03/11/2016

Sucos integrais de caixinha: Opções mais saudáveis para o lanche do seu filho!

Que tal investir na saúde alimentar dos seus filhos com os sucos integrais de caixinha? Tanto nas merendas escolares, como em dias normais em casa, a hora do lanche é sempre uma das mais esperadas pelos pequenos e, por isso, precisa ser caprichada! Os sucos naturais das frutas, além de práticos, docinhos e refrescantes, trazem nutrientes essenciais para acompanhar o pique da criançada e ajudar na hidratação e no desenvolvimento do corpo infantil.

Sucos de uva, maçã, laranja, tangerina… Nas prateleiras dos mercados encontramos uma variedade de sabores e marcas que podem aumentar o leque de opções de quem consome e busca variar a rotina alimentar. Os sucos integrais são compostos exclusivamente da fruta não tendo adições de açúcares ou outros componentes químicos que possam interferir nos valores nutricionais das bebidas. Fonte de antioxidantes, vitaminas e minerais, eles mantêm o sistema imunológico da criança saudável, prevenindo gripes e resfriados, além de darem um “up” nas funções físicas (desenvolvimento de ossos e músculos) e mentais (memória, raciocínio e atenção) do corpo. Segundo a nutricionista Luciana Fiorese, incluí-los ao lanche das crianças é uma maneira de controlar a saúde alimentar dos pequenos, sem abrir mão de uma refeição prazerosa:

“Os sucos integrais são ótimas opções para qualquer momento do dia, podem ser consumidos no café da manhã e nos lanches intermediários, por exemplo, pois são nutritivos e auxiliam na hidratação do corpo, sendo uma alternativa saudável e saborosa para aumentar a ingestão de líquidos no dia a dia”, ressalta a profissional.

Sucos integrais em caixinha: Praticidade e nutrição em uma só bebida!

Os sucos integrais de caixinha ganharam um espaço muito maior no dia a dia por serem produtos que facilitam a nossa vida. Afinal, não é todo dia que temos disposição para preparar um suco natural para colocar na lancheira dos filhos, não é mesmo? E, nutricionalmente falando, a bebida 100% da fruta, além de hidratar, fornece os poderosos elementos como se tivéssemos apertando a própria fruta na caixinha. Além disso, os “suquinhos” são boas maneiras de diminuir a ingestão de refrigerante da criançada.

Suco de uva é destaque – Um dos mais consumidos e conhecidos sucos de caixinha é o suco integral de uva, que além de extremamente saboroso, é relacionado com a melhoria da saúde do coração, na redução do colesterol e com a aceleração do metabolismo, reduzindo a absorção de gordura. Segundo estudos recentes, uma caixinha (200 ml) da bebida por dia pode proporcionar mais disposição, amenizando os sintomas do cansaço, e dando mais energia para as crianças brincarem, irem para a escola e realizar as atividades que são propostas com mais naturalidade.

Fique atento aos rótulos das caixinhas

Saber o que você está servindo para as crianças é muito importante para a saúde dos pequenos. Fique de olho nos valores nutricionais, na quantidade de sódio e gorduras, afinal, quanto menor for esses valores, mais natural será o produto. Além disso, podemos encontrar uma certa variedade dos sucos de caixinhas tais como: néctar e refresco, que são bem diferentes dos sucos integrais, já que eles levam adição de açúcar, água, corantes, conservantes e até outros compostos químicos. Por isso, dê preferência ao suco 100% da fruta e garanta que ele é realmente integral para adquirir os benefícios da bebida.

“O melhor é observar o rótulo e fazer a melhor escolha, muitos sucos dizem oferecer vitaminas e minerais, quando na verdade são cheios de aditivos químicos. Leia o rótulo e na dúvida procure ajuda profissional de uma nutricionista”, finaliza Luciana Fiorese.