Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sucos de legumes e verduras são muito nutritivos! Veja como deixá-los deliciosos
Guia Culinário 17/09/2018

Sucos de legumes e verduras são muito nutritivos! Veja como deixá-los deliciosos

Os sucos são indispensáveis na dieta de quem quer seguir uma alimentação saudável. E não é para menos: além de serem uma alternativa fit para quem abriu mão dos refrigerantes, são ricos em nutrientes importantes para quem deseja manter a saúde em dia.

Em geral, as versões feitas com frutas são as mais comuns, como laranja, limão, melancia e por aí vai. Mas você já pensou em aproveitar os legumes e verduras para essa função? Veja algumas boas opções para preparar a bebida e com quais ingredientes eles podem ser combinados para que fiquem ainda mais saborosos e nutritivos.

1. Suco de cenoura melhora a digestão

Só de pensar nos benefícios da cenoura já dá para saber que o suco em que ela é o ingrediente principal é altamente nutritivo! Rica em vitaminas e minerais, e com a presença do antioxidante betacaroteno, esse legume entrega vários benefícios para a saúde – o que inclui reduzir o risco de contrair infecções, controle da pressão arterial, melhora na digestão e até na visão.

Na hora de preparar o suco, você pode usar apenas a cenoura ou adicionar alguns ingredientes extras para que a bebida ganhe um gostinho a mais. Dentre as combinações que dão certo está utilizar maçã, limão, gengibre e salsa. A mistura com este último, inclusive, funciona quase como um remédio para quem precisa diminuir a retenção de líquidos.

2. Suco de aipo possui ação diurética

Além de ser muito usado na preparação de sopas e saladas, o aipo também funciona como ingrediente principal de um suco nutritivo e saudável. Dentre as suas vantagens para o organismo, estão a prevenção de inflamações – graças à presença da vitamina K -, proteção contra envelhecimento precoce por contar com antioxidantes, ação diurética e muitas outras.

Por ter um sabor neutro, vale apostar em misturinhas para que a bebida fique mais gostosa! Você pode, por exemplo, fazer uma combinação com pera e melancia, e até ousar um pouquinho usando maçã e canela. Mas, se quiser aproveitar mais legumes e verduras, fica a dica do suco de aipo com cenoura e gengibre ou com espinafre e pepino.

3. Suco de beterraba é bom para a saúde do coração

A beterraba é um dos legumes que mais entrega benefícios para a saúde! Altamente nutritiva, ela é rica em carboidratos complexos, vitaminas do complexo B e sais minerais, além de também contar com antioxidantes. Com tudo isso, seu consumo vem acompanhado de diversas vantagens para a saúde do coração, ossos, cérebro e até a musculatura! Então, por que não aproveitá-la na hora de dar uma variada no sabor do suco?

A bebida pode ser feita apenas com a beterraba ou com alguns ingredientes a mais. A mistura com maçã e gengibre, por exemplo, é uma opção deliciosa – além de também ajudar a aumentar a imunidade. Outra dica é acrescentar cenoura ou alguma fruta cítrica para um sabor mais refrescante, como limão ou laranja.

4. Suco de couve ajuda a reduzir o colesterol ruim

Rica em antioxidantes e fonte de vitamina K, a couve conta com propriedades anti-inflamatórias, ajuda a reduzir o colesterol ruim e ainda é uma aliada contra o câncer. Dentre as verduras de folhas verde-escuras ela está entre as mais consumidas – e, sim, também pode ser usada para preparar um delicioso suco, por mais inusitado que pareça para quem só está acostumado com as opções de frutas.

Uma dica para que a bebida ganhe um gostinho mais doce e levemente cítrico é acrescentar abacaxi, laranja e maçã na mistura. Mas, se a ideia de fazer um mix com sabores tão diferentes não te agradar tanto, também pode preparar o suco de couve com beterraba ou até mesmo com linhaça, por exemplo. Lembrando que o suco de couve, também conhecido como suco verde, é muito utilizado por adeptos da dieta detox.

5. Suco de brócolis fortalece o sistema imunológico

Para fechar a lista, que tal um suco de brócolis? Rico em vitamina C, ele é um importante aliado para quem quer manter o sistema imunológico protegido, além de também fazer bem para a saúde do coração e ter ação anti-inflamatória por ter flavonoides em sua composição.

Para preparar a bebida, que também é lembrada pela sua ação detox, você pode deixar apenas a verdura ou recorrer a outros ingredientes – como cenoura, limão ou laranja – para deixar o resultado ainda mais saboroso.