Suco de uva: Por que devemos consumi-lo diariamente? Conheça seus benefícios

Em épocas mais quentes, como o caso do verão, o suco, além de uma deliciosa e prática solução de hidratação, também pode ser considerado uma alternativa saudável para manter o organismo forte, limpo e funcionando plenamente. Dentre as mais diversas opções da bebida, o suco de uva merece destaque especial, por sua funcionalidade e benefícios que carrega em sua composição integral.

Segundo a nutricionista Giovana Morbi, o suco de uva integral oferece diversos benefícios e deve ser incorporado no dia a dia de todas as pessoas – pelo menos 1 copo diário - já que é rico em substâncias com ação anti-inflamatória, antimicrobiana e antifúngica (principalmente as uvas verdes). Além disso, o consumo da bebida também evita a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, o que protegerá seu organismo das doenças cardiovasculares.

"Ao tomar o suco diariamente você também manterá sua pressão sob controle e melhorará a circulação sanguínea. Por esse motivo, tomar suco de uva integral e sem açúcar (já é bem doce graças ao açúcar natural da fruta) ao acordar ou antes de dormir é excelente para a saúde. Antes e depois da atividade física também é bem indicado, pois ao melhorar seu fluxo sanguíneo você facilita o transporte de oxigênio e nutrientes para as células e dessa forma, aumenta o rendimento durante a atividade e acelera o processo de recuperação", explica a profissional.

Suco de uva tem propriedades emagrecedoras

Para quem precisa manter um dieta focada à perda de peso ou de emagrecimento, os nutrientes do suco de uva integral também ajudam muito. Além de reduzir a circunferência abdominal, segundo estudos, ele reduz a absorção de gordura e estimula o funcionamento do metabolismo, o que auxilia no processo de perda de massa corporal. A bebida também tem a capacidade de diminuir os níveis de colesterol e triglicérides. "Um copo (200 ml) do suco de uva integral sem açúcar é suficiente para que você obtenha todos esses benefícios", explica a nutricionista.

*Giovana Morbi é nutricionista, formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 34076

Ver mais: Alimentação saudável, Bebidas, Sem colesterol, Receitas com pouca gordura

Últimas matérias