Suco de cajuína com limão e gengibre

O inverno chegou e, por causa das temperaturas mais baixas e o clima seco, parece que sentimos um pouco mais fome, não é mesmo? Pois é, por isso, nessa época fria é necessário estar muito atento a tudo que comemos no dia a dia para mantermos uma alimentação equilibrada, leve, saudável e, claro, nutritiva. Para isso, a receita de hoje pode colaborar e muito na hora que essa fome aumentar: o suco de cajuína com limão e gengibre é ótimo para todas as horas e momentos da sua rotina!

Muito popular e extremamente utilizada na culinária do norte e do nordeste do Brasil, principalmente no estado de Pernambuco, a cajuína é uma bebida feita a partir do tradicional suco de caju. Ela possui uma cor ávida, amarelada, - efeito da caramelização dos açúcares naturais do alimento - tendo também a característica de ser um pouco mais leve, porque é preparada sem o tanino - aquele fenol encontrado nos vegetais e que age fortalecendo a casca/pele do alimento - dando uma sensação prazerosa ao ingerir a bebida.

Esse suco é uma união de sabor e saúde!


Mas não é só em sabor que essa bebida se destaca! Em relações aos seus poderes nutricionais, o caju é uma excelente fonte de sais minerais para o nosso organismo trabalhar de forma regular e saudável. Riquíssimo em ferro, esse saboroso "pseudofruto" é um aliado no combate à anemia e beneficia todo o bem-estar do sistema imunológico, de proteção do nosso corpo. Além disso, o alimento possui uma quantidade considerável de flavonoides, que são ligados no prevenção do câncer, inibindo o crescimento das células, principalmente no pulmão, mama e próstata.

Nessa bebida, o limão e gengibre se juntam à cajuína, proporcionando frescor e um poderoso quadro nutricional em sua composição.Em relação ao limão, a fruta cítrica é responsável por aumentar as defesas do organismo contra gripes e resfriados, aumentando imunidade. O alimento, caracterizado por sua acidez também é perfeito para quem deseja manter uma pele limpa e saudável, por causa da grande concentração de vitaminas.

Já sobre o gengibre, essa valiosa raiz tem um sabor marcante e atua como antioxidante e anti-inflamatório natural, prevenindo contra o envelhecimento precoce da pele, além de aliviar as dores musculares e doenças respiratórias, como asma e bronquite, muito comuns em época de temperaturas mais secas, como o inverno. O gengibre ainda é um poderoso aliado da digestão, pois age como um protetor do estômago, prevenindo úlceras gástricas, gases e diarreia.

Está esperando o que para preparar a sua bebida em casa? Livre de lactose (por isso é indicada para todas as pessoas intolerantes à substância), em apenas 10 minutos você poderá saborear até quatro deliciosos copos desse maravilhoso suco da gastronomia saudável! Confira as orientações de preparo, separe todos os ingredientes necessários e se delicie!

Modo de preparo:

Bata, no liquidificador, 1 copo de cajuína com o suco de limão e o gengibre. Em seguida, transfira todo o líquido para uma jarra e acrescente o restante da cajuína e cubos de gelo.

Para finalizar, decore a bebida com rodelas de limão e sirva.

Ver mais: Receitas, Bebidas, Vitamina C, Alimentos sem lactose, Receitas light em calorias, Frutas, Alimentos orgânicos

Últimas matérias