Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Substitutos do pão: Tapioca tem menos calorias!
Guia Culinário 11/09/2015

Substitutos do pão: Tapioca tem menos calorias!

Resistir a um pão quentinho é difícil, principalmente num café da manhã ou no lanchinho da tarde, não é mesmo? Contudo, para não fugirmos muito dos mandamentos da alimentação saudável, diversos alimentos podem substituir perfeitamente a sua função em nossas dietas, como, por exemplo, a tapioca, iguaria muito versátil, funcional, e que possui muito menos calorias para a nossa saúde!

A tapioca é um subproduto feito a partir da mandioca, alimento muito nutritivo e que apresenta uma farta variedade e possibilidades de consumo. Usada tanto em receitas doces, como em salgadas, ela pode substituir o pão nas mais diversas formas. Uma dica bastante simples e usual é adicionar à sua massa, durante o preparo, sementes de chia ou gergelim, pois, além do teor de fibras, esses grãos apresentam gorduras de boa qualidade que modulam a velocidade de absorção dos carboidratos. Caso não seja possível adicionar as sementes do preparo, pode-se introduzir uma boa fonte de fibras no seu recheio também, como a aveia.

Outro destaque da tapioca nessa substituição é ser ideal para dietas sem glúten. Atualmente as pessoas procuram cada vez mais restringir a quantidade dessa substância proveniente do consumo do pão, seja com o objetivo de emagrecimento, perda de peso, ou por questões de intolerância à proteína vegetal. Contudo, essa troca de alimentos precisa ser consciente e estudada e acompanha de perto por uma orientação profissional, pois as cargas glicêmicas e de carboidratos são fatores bastante importante na escolha e na qualidade nutricional numa determinada porção. A nutricionista Carolina Codonho alerta: “A substituição, caso não seja adequada, pode ser uma possível cilada”, afirma.

Alimentos que podem substituir o pão

Como substitutos ao pão branco, todas as fontes de carboidratos isentos de glúten podem ser interessantes, devendo apenas estarmos atentos à carga glicêmica, principalmente para pessoas obesas, com síndrome metabólica ou diabéticos. É necessário sempre associar o seu consumo à fibras insolúveis e gorduras de boa qualidade, afim de tornar mais lenta a absorção e reduzir a porção percentual de carboidrato. Veja três alimentos:

Mandioca: Tem pouca carga glicêmica, o que favorece o seu consumo. Sua versatilidade é um outro ponto de destaque, que a torna uma importante opção para as mais diversas receitas e composições.

Inhame: Assim como a mandioca, possui pouca carga de glicemia.Uma estratégia bastante interessante, assim como sugerida para a tapioca, é a sua associação com boas fontes de fibras e/ou de alguma gordura de boa qualidade (manteiga, azeite, castanhas, nozes).

Batata-doce: Ideais para dietas de atletas, a batata-doce também possui uma carga glicêmica menor que o pão branco, porém maior do que a tapioca, a mandioca e o inhame, portanto não seria a primeira escolha quando comparada com os demais citados.

Produtos relacionados